Especialidades > Saúde

Novo caso sugere que zika pode causar mielite

Por Redação Fortíssima 09/03/2016

As evidências de que o zika vírus tem relação com complicações neurológicas continuam. Além da relação com a microcefalia, especialmente no Brasil, um caso inédito em Guadalupe, no Caribe, agora evidencia que a doença pode causar mielite.

Trata-se de uma condição grave, que afeta a medula espinhal e traz sequelas motores. A paciente tem 15 anos e foi internada em janeiro no hospital Pointe-à-Pitre, ao apresentar paralisia no lado esquerdo do corpo.

Conforme revelou a pesquisadora Annie Lannuzel à imprensa francesa, a menina estava em fase aguda da infecção pelo zika, com todos os sintomas clínicos confirmados. A relação da doença transmitida pelo Aedes Aegypti e a mielite foi estabelecida por meio da presença do vírus no fluido cerebrospinal.

Entenda o que é a mielite

A mielite transversa é uma doença neurológica de natureza inflamatória, comumente desencadeada a partir de infecções virais ou bacterianas. É uma condição rara, que afeta as substâncias branca e cinzenta da medula espinal, bloqueando a passagem de impulsos nervosos.

A doença causa dormência nos membros, fraqueza e paralisia muscular, podendo deixar sequelas graves. Em artigo redigido para o portal especializado Neuroimunologia, a médica neurologista Doralina Guimarães Brum Souza explica que, por meio de exames neurológicos, pode ser identificada a fraqueza de um ou mais membros afetados.

A especialista afirma que os sinais e sintomas de mielite dependem do nível e da extensão do comprometimento de diferentes tratos longos da medula espinhal. A inflamação pode ser aguda ou progressiva, com gravidade variável, e pode afetar adultos e crianças.

A recuperação completa da mielite ocorre apenas em um terço dos pacientes afetados – e pode levar até 12 semanas. Entre as sequelas permanentes mais comuns estão a incapacidade ligeira ou incapacidade grave.

Por isso, diante de sintomas como distúrbios urinários, rigidez ou paralisia nos membros, procure rapidamente um médico. O tratamento da mielite é feito por meio de terapia com corticoides e transferência de plasma.

mielite

Mielite pode causar paralisia. Foto: iStock, Getty Images

Zika e síndrome de Guillain-Barré

No Nordeste do Brasil, há também evidências da relação do zika com a síndrome de Guillain-Barré, outra doença que ataca o sistema nervoso. Até julho de 2015 já havia sido registrado um aumento de 82% no número de pacientes diagnosticados com a condição em relação a 2014.

Renata Cristina Ferreira Dias, professora em Saúde Pública da Unopar, explica que a síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara. Os sintomas são bem semelhantes aos da mielite: fraqueza muscular progressiva e ascendente, sensação de formigamento e até desequilíbrio.

Em casos graves, informa a especialista, pode ocorrer insuficiência respiratória, arritmias e picos hipertensivos. O diagnóstico da Guillain-Barré é clínico, feito pelo médico neurologista. Por isso, lembre-se de se proteger do aedes com repelentes e telas, além de evitar água parada. Diante de qualquer sintoma, procure um especialista.

E você, o que acha sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!