Bem-Estar > Psicologia

Facebook está cheio de amizades falsas, segundo estudo

Por Redação Fortíssima 10/03/2016

Você deve ter milhares de amigos em suas redes sociais, mas já parou para pensar com quantos deles pode realmente contar? De acordo com estudo, apenas pouco mais de 10% dos contatos podem ser considerados amigos na vida real – o restante são amizades falsas.

Redes sociais podem ser cheias de amizades falsas

Um novo estudo lembra os usuários de mídias sociais que é preciso distinguir a diferença entre um amigo no Facebook e um amigo de verdade. A pesquisa, feita pela Universidade de Oxford e publicada pela Royal Society, compara a amizade na vida real e as relações virtuais.

Segundo os pesquisadores, a cada 150 amigos do Facebook de um determinado usuário, apenas quatro são de confiança e 13 expressariam simpatia durante uma crise emocional. Eles chegaram à conclusão de que, no total, apenas 15 pessoas poderiam ser contadas como verdadeiros amigos.

O levantamento mostrou ainda que os mais jovens costumam ter mais amigos no Facebook. Os cientistas explicaram que é preciso cuidados com laços estritamente virtuais. Segundo eles, as amizades têm um decréscimo natural na ausência de interação real e as redes sociais contribuem muito para que isso ocorra.

amizades falsas

É preciso tomar cuidado com as amizades que você mantém. Foto: iStock, Getty Images

Como cultivar as verdadeiras amizades

Se você quer reunir um círculo de amigos confiáveis e se livrar de amizades falsas, basta mudar algumas atitudes. Ter em quem confiar é muito importante para o bem-estar. Veja como sair do virtual e cultivar amizades reais:

  • Esteja em contato

Você tem que estar preocupado com as pessoas. Procure ligar de vez em quando para aquelas de quem você gosta e mostre o quanto se importa e está disponível para elas.

  • Lembre-se das pequenas coisas

Elas podem ter o maior impacto nas amizades, desde aquelas que estão apenas começando até as que duram anos. Perceber um novo corte de cabelo, compartilhar um artigo sobre algo que seu amigo gosta, tudo é válido. Até mesmo uma mensagem simples pode ser uma grande demonstração de amizade.

  • Tenha tempo para eles

Às vezes, na correria do dia a dia, é difícil encontrar um tempo para uma longa conversa ou apenas um happy hour com os amigos, mas estar em contato físico é muito importante. Acredite, nada como uma boa conversa face a face.

  • Aprenda a ouvir

Dar à pessoa uma voz e mostrar que as suas palavras importam terá um impacto. Geralmente, as pessoas não precisam de opiniões, mas apenas de alguém com um ouvido atento.

  • Mantenha as promessas

Se você diz que vai fazer algo, faça. Se você diz que está indo a algum lugar, esteja lá. Os amigos de verdade cumprem suas promessas. Lembre-se de que em amizades sinceras não há espaço para a mentira.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!