Bem-Estar > Qualidade de vida

Saiba como desenvolver um bom relacionamento com seu sogro

Por Redação Fortíssima 10/03/2016

Hoje é o Dia do Sogro, mas há quem tenha dificuldades em celebrar a data de maneira festiva. Afinal, nem sempre a relação com o pai do seu amado é aquela que você gostaria. Que tal aproveitar o momento e tornar a convivência mais amigável? O seu relacionamento agradece.

Sogros podem ajudar seu relacionamento

De acordo com uma nova pesquisa, a sua relação com os sogros pode ser decisiva para o futuro do seu namoro ou casamento. Segundo os dados, ela é capaz até mesmo de prever as probabilidades de que vocês dois fiquem juntos.

Publicado na revista Family Relations e desenvolvido por psicólogos da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, o levantamento avaliou 373 casais que estavam recém-casados em 1986. Os cientistas interrogaram homens e mulheres sobre a proximidade com seus sogros, em uma escala de um a quatro, e depois acompanharam o casal ano a ano.

Passados 26 anos, eles descobriram que quando o homem relatou ter uma relação próxima com os pais de sua esposa, o risco de divórcio diminuiu 20%. Em compensação, as mulheres que disseram ter um relacionamento próximo com os pais de seus maridos viram o risco aumentar em 20%.

Os pesquisadores indicam que isso acontece porque eles são menos propensos a se preocupar que seus sogros estejam interferindo em seu relacionamento. Já para as mulheres, essa proximidade pode levar a uma maior abertura para sugestões sobre a vida do casal. O resultado é que elas se sentem mais pressionadas.

Vale o alerta que alguns homens podem se deparar ainda com um tipo de sogro peculiar. É aquele pai que ainda não percebeu que sua filha cresceu e a tratar como sua filhinha. Isso muitas vezes é capaz de dificultar a proximidade e o bom relacionamento.

sogro

Melhorar o relacionamento com o sogro pode ser decisivo para o seu casamento. Foto: iStock, Getty Images

Como melhorar o relacionamento com seu sogro

Se você quer se tornar próximo ou pelo menos manter um bom relacionamento com o pai de seu amor, algumas dicas podem ajudar:

  • Encontre interesses comuns

Um obstáculo comum que você pode enfrentar com seu sogro é a falta de interesses semelhantes, que muitas vezes torna a conversa difícil. Pergunte para sua namorada o que o pai dela gosta ou veja alguma pista durante uma conversa em grupo.

  • Faça perguntas

Esteja disposto a fazer suas perguntas. Pergunte a ele sobre a infância da sua namorada ou esposa, passatempos preferidos dos dois ou histórias. Fale com ele sobre sua vida familiar, para aumentar a proximidade. Converse com ele sobre sua carreira e o que levou a tal ocupação.

  • Evite comparações

É fácil comparar o pai da sua namorada ou esposa com seu próprio pai ou outro exemplo do sexo masculino em sua vida. Mas essas comparações são frequentemente a causa de barreiras no relacionamento.

E aí, o que achou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!