Dica do Nutricionista > Nutrição

Conheça 5 razões para você beber suco de melancia

Por Redação Fortíssima 11/03/2016

A melancia é uma das frutas mais consumidas durante o verão. Isso porque ela é composta quase que inteiramente de água, o que a torna uma opção de lanche bastante refrescante. Além disso, a fruta pode proporcionar outros benefícios para a saúde. Para consumi-la, uma boa ideia é preparar um suco de melancia.

Fruta é rica em benefícios para a saúde

A melancia é alcalinizante, diurética e muito eficaz na promoção da saúde intestinal, mantendo o corpo livre de resíduos tóxicos. Seu suco é facilmente digerível, fornecendo nutrientes bastante necessários para o corpo. É uma fruta rica em betacaroteno, ácido fólico, vitaminas C e B5 e, em quantidades menores, vitaminas B1, B2, B3 e B6.

Ela também é uma fonte rica de minerais essenciais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio e alguma quantidade de cobre, ferro e zinco. Como o tomate, é repleta de licopeno, poderoso antioxidante para a neutralização de radicais livres nocivos em nosso corpo.

Confira cinco boas razões para comer mais melancia – ou melhor ainda, preparar um delicioso suco com ela:

  • Faz bem ao coração

O licopeno é responsável pela cor vermelha da melancia. Trata-se de um poderoso antioxidante, conhecido por proteger o sistema cardiovascular de danos dos radicais livres. Segundo estudo da Universidade de Toronto, do Canadá, pessoas que comem uma grande quantidade de licopeno têm menor risco de doenças cardíacas.

  • Protege a pele

Consumir melancia é capaz de proteger a pele dos danos causados por raios UV – capazes de levar a envelhecimento, risco e, mais grave, câncer de pele. Um estudo publicado na revista do National Cancer Institute diz que há evidências de que o licopeno previne e diminui a ocorrência de câncer de cólon, estômago, próstata, pâncreas e pulmão.

  • Melhora a circulação

A citrulina é encontrada em quantidades particularmente elevadas no suco de melancia. Nosso organismo a converte em arginina, um aminoácido essencial para melhorar o fluxo sanguíneo e o relaxamento dos vasos. Esse efeito é positivo para o sistema cardiovascular.

  • Ajuda a perder peso

Pesquisadores da Universidade de Kentucky, dos Estados Unidos, sugerem que o consumo de melancia pode ter um impacto significativo na perda de gordura corporal abdominal.

  • Alivia o estresse

melancia é rica em vitamina B6, utilizada pelo organismo para aliviar fadiga, estresse e ansiedade.

suco de melancia

Adicione hortelã e realce o sabor. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um suco de melancia refrescante

Para fazer o suco dessa fruta é muito fácil. Basta bater a polpa a com um pouco de água e pronto. Como ela é naturalmente doce, torna-se desnecessário adicionar açúcar. Além disso, há várias outras combinações capazes de dar mais sabor e trazer benefícios à receita.

  • Suco rosa: é só combinar no liquidificador duas xícaras de melancia sem sementes, um pepino, meio limão fresco, três folhas de manjericão fresco e uma xícara de cubos de gelo.
  • Limonada de melancia: outra forma é dar outro sabor à limonada tradicional. Para isso, é só preparar o suco de melancia e adicionar o suco de limão.
  • Suco detox de melancia: a fruta acrescenta vitaminas, sabor e nutrientes essenciais, podendo ajudar na desintoxicação do corpo. Para potencializar o efeito, use a hortelã, que vários estudos indicam melhorar a digestão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!