Nutrição > Receitas

Caderno de receitas: dicas e métodos para facilitar o seu dia a dia

Por Redação Fortíssima 12/03/2016

Quem cozinha todos os dias sabe que às vezes é difícil ter ideias para variar o cardápio. É por isso que ter um caderno de receitas personalizado com os pratos favoritos da família pode ajudar.

Quando faltar a inspiração necessária, você saberá a quem recorrer. Nele é possível ainda incluir outras dicas e truques, capazes de otimizar o tempo na cozinha e deixar a comida ainda mais saborosa.

Como organizar um caderno de receitas

Um estudo publicado na revista Public Health Nutrition sugere que a comida caseira é ingrediente principal de uma dieta saudável. Para quem deseja um caderno de receitas, vale a pena anotar algumas dicas e métodos:

  • Use os recursos online

Estamos no século 21 e há ferramentas para ajudá-la. Recorra a sites de cozinha, aplicativos ou até mesmo uma simples pasta em seu computador para organizar suas receitas favoritas.

  • Prefira um álbum de fotos a um caderno

Se você acumulou vários recortes de jornais ou receitas de família escritas em pedaços de papel, pode usar um álbum de fotos, organizando um caderno de receitas diferente. O acesso a elas ficará muito mais fácil.

  • Organize as receitas por categoria

Outra forma prática de organização é criar um esquema. É possível colocar as receitas em ordem alfabética ou dividi-las em doces e salgadas. Uma ideia ainda mais interessante é classificá-las conforme a necessidade – café da manhã, almoço, jantar, lanches e sobremesas.

  • Vá além de receitas

Adicione ao caderno outras informações importantes da cozinha. Por exemplo, coloque uma lista com o tempo de cozimento de cada tipo de alimento ou quem sabe as melhores combinações de temperos e molhos para determinado prato.

  • Atenção para as favoritas

Há receitas que são tão saborosas que vale a pena repeti-las sempre. Por isso, tenha um marcador especial para esses casos. Quando você não tiver ideia do que cozinhar, recorra a elas e não haverá erro.  

caderno de receitas

Um caderno de receitas pode facilitar a rotina. Foto: iStock, Getty Images

Receitas que não podem faltar

As receitas clássicas nunca podem faltar no seu caderno. Seja um arroz ou uma salada tradicional, elas são sempre sucesso. Não esqueça de adicionar desde o mais básico até o mais elaborado. Nunca se sabe quando você vai precisar delas.

Quer começar agora mesmo o seu caderno de receitas? Confira duas opções que não podem faltar. Sua família e amigos certamente vão adorar.

Strogonoff de carne

Ingredientes

1 kg de carne

3 cebolas médias

1 vidro de champignon ou palmito

3 colheres (sopa) de óleo de oliva

2 colheres (sopa) de ketchup

1 cubo de caldo de carne dissolvido em 100 ml de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 latas de creme de leite

3 tomates picados sem pele e sem sementes

Modo de preparo

Em uma panela, adicione óleo, carne, cebola, tomates e caldo de carne, deixando cozinhar por 20 minutos. Acrescente o ketchup e o champignon e cozinhe. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.

Carne de panela

Ingredientes

1 pedaço de carne

1 lata de molho de tomate pronto

2 cubos de caldo de carne

1 lata cerveja preta

Tempero alho e sal

Modo de preparo

Tempere a carne com sal e alho picado. Na panela de pressão, sele a carne e coloque todos os ingredientes. Deixe na pressão por 30 minutos.

E aí, o que achou das receitas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!