Especialidades > Saúde

Dia Mundial do Rim: como manter o órgão saudável

Por Redação Fortíssima 12/03/2016

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rim. A data é uma forma de chamar a atenção para os cuidados que o órgão exige e conscientizar a população a prevenir as doenças que o afetam. Neste ano, a campanha tem como tema a prevenção da doença renal na infância.

Ela mostra a importância de começar a cuidar da saúde dos rins ainda quando criança. O principal objetivo é o estímulo à adoção de hábitos saudáveis, que são fundamentais para evitar problemas renais.  

Dia Mundial do Rim

Beber bastante água é um dos principais cuidados para manter o rim saudável. Foto: iStock, Getty Images

Dia Mundial do Rim lembra da importância do órgão

Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano. Eles controlam o volume de água do organismo, filtram o sangue para retirar as impurezas e produzem hormônios, ajudando no controle da pressão arterial, na renovação das células do sangue e na absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de dez milhões de pessoas têm alguma disfunção renal no Brasil. Com o intuito de diminuir esses números, a entidade coordena uma série de ações no Dia Mundial do Rim, buscando divulgar informações importantes sobre as doenças renais e as formas de prevenção

Nesse ano, o tema do Dia Mundial do Rim é a Prevenção da doença renal começa na infância, com o foco de alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.

Para isso, foram criados materiais informativos e educativos, como camisetas, adesivos, cartazes e folhetos, distribuídos e divulgados em todo o Brasil. Além disso, estão programados mais de 500 eventos relacionados com a data.

As informações priorizadas são os fatores de risco para a doença renal crônica e os cuidados com a saúde dos órgãos. A campanha do Dia Mundial do Rim busca incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce dos problemas e um estilo de vida mais saudável para crianças e adultos, combatendo o aumento de doenças evitáveis nos rins.

Dia Mundial do Rim

Cuidados com os rins na infância

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, apesar de ser rara, a doença renal crônica em crianças pode causar consequências graves para o crescimento e desenvolvimento saudável na infância. Com diagnóstico na maioria das vezes tardio e incompleto, o tratamento dessa condição é difícil, caro e trabalhoso.

Os principais cuidados recomendados pela SBN para prevenir problemas renais são beber bastante água, fazer o exame de creatinina periodicamente, controlar problemas como diabetes e hipertensão e diminuir o consumo de sal.

Um dos problemas nos rins mais comuns na infância é a Síndrome Nefrótica, um conjunto de várias doenças renais caracterizadas pela perda de proteínas em excesso por meio da urina, diminuindo o nível da substância no sangue.

Nas crianças, geralmente ocorre de forma idiopática, ou seja, por causa desconhecida. O diagnóstico pode ser feito por exames laboratoriais que medem as proteínas séricas, proteinúria 24 horas e o perfil lipídico.

As crianças menores, principalmente com até 2 anos, também fazem parte do grupo de risco de infecções urinárias. Para evitar o problema é indicado fazer xixi sempre que tiver vontade e não ficar segurando a urina prolongadamente, além de beber bastante.

E você, cuida bem dos seus rins? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!