Clínica Geral > Saúde

Saiba quais são as principais causas da diarreia constante

Por Redação Fortíssima 12/03/2016

Nada mais desconfortável do que sentir aquela dorzinha e ter que correr para o banheiro. Mas, apesar de desagradável, poucas pessoas realmente se preocupam com um quadro de diarreia constante. Quando os sintomas não parecem aliviar com o passar dos dias, pode ser hora de buscar ajuda médica. 

diarreia constante

Diarreia constante pode causar desidratação. Foto: iStock, Getty Images

Quando a diarreia é mais grave do que você pensa

A diarreia é caracterizada pelo aparecimento de fezes aquosas ou necessidade frequente de evacuar. Geralmente, dura alguns dias e muitas vezes desaparece sem qualquer tratamento. Acontece que, se ela durar mais que quatro semanas, já é considerada persistente ou crônica.

Para alguém que tem um sistema imunológico enfraquecido, pode se tornar um problemas mais sério, que exige cuidados específicos. Vários fatores contribuem para o aparecimento de diarreia constante. Muitos incluem infecções provocadas por bactérias, vírus e parasitas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos casos de diarreia são sintomas de uma infecção no trato gastrointestinal. Mas vale saber que essas não são as únicas causas. Confira alguns problemas relacionados:

  • Infecções

Bactérias como a salmonela, por exemplo, são encontradas em alimentos e água contaminados e muitas vezes são culpadas da diarreia crônica. As infecções virais podem também causar diarreia.

  • Síndrome do Cólon Irritável

diarreia constante é um sintoma comum dessa doença. Estresse e certos alimentos são capazes de desencadear essa condição. Atualmente, não há cura para a síndrome, mas identificando os fatores de estresse e seus gatilhos é possível ajudar a lidar com as ocorrências.

  • Intolerâncias alimentares

Algumas pessoas podem sofrer de diarreia constante devido à incapacidade de digerir certos ingredientes em alimentos. Por exemplo, as pessoas que são intolerantes à lactose muitas vezes sofrem com diarreia depois de terem consumido leite ou outros produtos lácteos. 

  • Doenças intestinais

Há um grande número de doenças intestinais que causam diarreia, a exemplo da colite ulcerativa, doença de Crohn e doenças da vesícula biliar. Na dúvida, consulte um médico, porque ela também pode ser resultado de tumor, alteração no sistema imunológico e baixo suprimento de sangue.

Como tratar a diarreia constante

É importante sempre consultar um médico quando o problema é persistente. Enquanto a causa não é identificada, há alguns cuidados capazes de amenizar os sintomas – e isso inclui, basicamente, fazer a substituição dos fluidos perdidos. Beba mais água ou tome bebidas com eletrólitos.

Para casos mais graves, pode ser necessário obter fluidos através de terapia intravenosa. Identificada a causa, o médico irá decidir o tratamento, com base na gravidade e frequência da diarreia. Vários fatores serão levados em consideração, como grau de desidratação, história médica, idade e capacidade de tolerar procedimentos e medicamentos.

E você, já sofreu com esse problema? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!