Gestante > Gravidez e Filhos

Como fazer para engravidar: métodos podem facilitar a concepção

Por Redação Fortíssima 13/03/2016

Na maioria das vezes, fazer sexo desprotegido nos dias mais férteis da mulher é o suficiente para dar início a uma gravidez. Quando as tentativas são recorrentes e o resultado não aparece, porém, é comum surgir a dúvida: afinal, como fazer para engravidar? A boa notícia é que hoje já existem métodos avançados para ajudar a contornar o problema. 

Problemas comuns com a fertilidade

A infertilidade pode ser causada por uma variedade de desordens e fatores de estilo de vida. O problema é que, em cerca de 33% dos casos, não é possível explicar os problemas de fertilidade.

Especialistas indicam que há fatores capazes de contribuir para dificuldades em engravidar. Os homens e mulheres têm seus períodos mais férteis por volta dos primeiros 20 anos de idade. A fertilidade feminina diminui bastante após os 35 anos – e mais ainda depois dos 40.

Para mulheres com sangue tipo O, a situação parece ser ainda pior. Segundo um estudo da School of Medicine, da Universidade de Yale, a partir dos 30 anos os seus ovários parecem ser mais velhos do que sua idade efetiva – o que também é capaz de contribuir para um declínio na capacidade de engravidar.

Acontece que também há fatores que vão além do tempo. Uma disfunção na tireoide ou glândula pituitária pode causar problemas para iniciar uma gravidez. Além disso, segundo estudo publicado na revista Tobacco Control, mulheres que fumam levam mais tempo para engravidar.

Isso porque os produtos químicos tóxicos de cigarros podem danificar o revestimento das trompas de falópio, que ajudam a transportar o óvulo do ovário ao útero. Preocupação e tensão excessivas podem causar alterações hormonais, que muitas vezes também se refletem em problemas de fertilidade.

Há ainda doenças que afetam a fertilidade, como a síndrome dos ovários policísticos, síndrome de Hughes, endometriose, doença inflamatória pélvica e trompas de falópio bloqueadas (muitas vezes causada por clamídia), por exemplo.

como fazer para engravidar

Hoje existem vários métodos para ajudar quem não consegue engravidar. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer para engravidar

Para quem não sabe como fazer para engravidar, a primeira dica é ir em busca de um profissional especializado, capaz de avaliar o casal e a qualidade de óvulos e espermas, podendo assim identificar o eventual problema e trabalhar para corrigi-lo. Conheça algumas das técnicas mais usadas:

  • Drogas de fertilidade

Injetadas ou tomadas em forma de pílulas, as drogas liberam hormônios que induzem à ovulação para aumentar a produção de óvulos e fazer o útero mais receptivo à implantação do embrião.

  • Inseminação artificial

O espermatozoide é inserido diretamente no útero, através de um cateter fino e flexível. Se você escolher esse método, o médico pode recomendar que você tome medicamentos para a fertilidade, aumentando as chances de fertilização.

  • Doador do esperma

O esperma de um homem que não seja o pai pretendido é usado durante a inseminação artificial ou fertilização in vitro. Essa pode ser uma solução para casais que experimentam a infertilidade masculina.

  • Fertilização in vitro

É um processo de várias etapas, em que os óvulos são extraídos e fecundados com espermatozoides em laboratório. Uma vez que os embriões se desenvolvem, um ou dois são implantados no útero e os restantes armazenados.

  • Cirurgia reprodutiva

Uma cirurgia é usada para corrigir anormalidades anatômicas, removendo cicatrizes e bloqueios. É indicada para casais com doenças diagnosticadas ou anormalidades, como a endometriose.

E aí, o que achou? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!