Nutrição > Receitas

Frango com quiabo é uma opção saudável para o seu cardápio

Por Redação Fortíssima 13/03/2016

Se você quer oferecer opções saudáveis para o almoço ou jantar da família, deve incluir o frango com quiabo no cardápio. Essa receita é cheia de benefícios nutricionais – e não é à toa. Seus dois ingredientes principais possuem efeitos positivos no organismo humano. Não bastasse isso, o preparo é muito fácil.

Um prato cheio de benefícios para a saúde

O quiabo é uma potência nutricional porque é rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes que fornecem uma variedade de benefícios para a saúde. É também um ótimo aliado para a dieta, assim como o frango.

Um copo de quiabo tem cerca de 30 calorias, três gramas de fibra dietética, dois gramas de proteína, 7,6 gramas de hidratos de carbono, 0,1 gramas de gordura, 21 miligramas de vitamina C, 88 microgramas de ácido fólico e 57 miligramas de magnésio.

Consumir até mesmo pequenas quantidades de frutas ou vegetais ricos em vitamina C é capaz de aliviar os sintomas da asma. Um estudo publicado na revista Thorax mostrou que a ingestão de frutas cítricas que também são ricas nessa vitamina pode ter um efeito protetor no sistema respiratório.

O quiabo não só promove a boa saúde digestiva, mas também estabiliza os níveis de colesterolAlém disso, a fibra solúvel pode ajudar diabéticos, em razão de sua capacidade para manter os níveis de glicose no sangue estável – o que afeta a forma como o açúcar é absorvido no intestino.

Conforme uma pesquisa publicada na revista ISRN Pharmaceutics, esse alimento foi capaz de ajudar a reduzir a taxa de absorção de glicose e, como consequência, dos níveis de açúcar no sangue de ratos tratados.

Acontece que não é apenas o quiabo que é rico em benefícios. O frango também é visto como um grande alimento. Possui proteínas e é rico em vários minerais, como fósforo e cálcio, que ajudam a manter a saúde óssea. É composto ainda de selênio, bastante conhecido por reduzir os riscos de artrite.

frango com quiabo

A receita é saborosa e nutritiva. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar uma receita de frango com quiabo

Frango com quiabo é uma receita famosa e tradicional em muitas partes do Brasil, como Minas Gerais. Por isso, você pode preparar essa delícia com um gostinho mineiro. Veja como fazer.

Frango com quiabo mineiro

Ingredientes

1 kg de coxa ou sobrecoxa de frango

2 dentes de alho picados

1/2 cebola picada

1 tomate picado

1/2 pimentão picado

3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro

1 colher (sopa) de cheiro verde

1 colher (sopa) de coentro picado

400 g de quiabo cortado em pedaços pequenos

Sal a gosto

Óleo para refogar

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque o óleo e o frango. Refogue até que a carne fique dourada e adicione todos os outros ingredientes, menos o quiabo. Depois que a mistura ferver, coloque o quiabo e deixe cozinhar por mais dez minutos. Está pronto. Agora é só servir com arroz branco ou integral e uma salada de sua preferência.

E aí, o que achou da receita? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!