Nutrição > Receitas

Saiba por que você deve comer feijão de corda

Por Redação Fortíssima 13/03/2016

Tradicional nos pratos nordestinos, o feijão de corda não possui apenas um sabor delicioso: ele também pode ter grandes efeitos na saúde. Que tal aproveitar esses benefícios? Receitas para testar não faltam.

Razões para comer feijão de corda

O feijão de corda também é conhecido como caupi ou fradinho. É peculiar devido ao seu tamanho, menor do que o tradicional, e por ter uma caraterística singular: uma marca semelhante a um olho. É por isso que em algumas partes do mundo é chamado de ervilha de olhos pretos.

Rico em gosto e aroma, também possui uma variedade de nutrientes fundamentais para o organismo. É possível encontrar nele quase todas as vitaminas e minerais essenciais – A, B1, B2, B3, B5, B6 e C, bem como ácido fólico, ferro, potássio, magnésio, cálcio, selênio, sódio, zinco, cobre, fósforo etc.

Conheça alguns benefícios importantes que esse alimento é capaz de trazer para sua saúde:

  • Mantém os níveis de colesterol

Como é uma excelente fonte de fibra dietética solúvel e proteínas, desempenha um papel significativo na diminuição da quantidade do colesterol. Eles também contêm compostos esteroides chamados fitoesteróis, muito eficazes na manutenção dos níveis de colesterol normais do nosso corpo.

  • Previne o câncer

Esse tipo de feijão possui muitos agentes antioxidantes, como vitaminas A e C. Portanto, seu consumo ajuda a se livrar de radicais livres prejudiciais, eventualmente parando o crescimento de células cancerígenas.

  • Bom para perda de peso

Com baixos teores de gordura e calorias, ele é extremamente benéfico para perda de peso. A quantidade de sódio do vegetal também é muito baixo, sendo livre ainda de colesterol. Todos esses aspectos fazem dele uma ótima opção nutritiva para pessoas com sobrepeso.

  • Previne o envelhecimento

Como mencionado, o feijão de corda é rico em antioxidantes, benéficos também para a pele. As vitaminas A e C são capazes de impedir que as células da pele sejam danificadas por radicais livres. Consequentemente, pode evitar sintomas de envelhecimento como rugas e manchas.

feijão de corda

O feijão de corda é rico em nutrientes. Foto: iStock, Getty Images

Cozinhando o feijão de corda

O preparo desse tipo de feijão é semelhante ao dos demais. Seu grande diferencial está em ser um ingrediente em pratos típicos nordestinos, o que adiciona ainda mais sabor ao preparo.

Receita de baião de dois com feijão de corda

Ingredientes

500 gramas de arroz

200 gramas de feijão de corda

3/4 de xícara (chá) de bacon picado

100 gramas de linguiça

2 dentes de alho amassados

1/2 cebola ralada

1/4 xícara (chá) de leite de coco

150 gramas de queijo coalho cortado em cubos

Cheiro verde picado, sal e óleo à gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue o bacon e a linguiça. Adicione o alho e a cebola até que fiquem bem dourados. Depois, acrescente o arroz e reserve. Agora, em outra panela com água fria, coloque o feijão e cozinhe até os grãos ficarem macios. Quando estiverem no ponto, acrescente o refogado de arroz. Se necessário, adicione um pouco mais de água quente.

Acrescente o cheiro verde e o leite de coco e deixe cozinhar até o arroz ficar no ponto e a água secar completamente. Desligue o fogo, coloque o queijo e deixe descansar por cinco minutos. Sirva com queijo ralado.

E aí, o que achou da receita? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!