Bem-Estar > Motivação

Dia Nacional da Poesia: inspire-se com os autores que marcaram a história

Por Redação Fortíssima 14/03/2016

Comemorado hoje, o Dia Nacional da Poesia, além de homenagear os grandes poetas brasileiros de todos os tempos, também busca recuperar a importância da literatura para o país. Afinal, escrever em versos é uma das formas mais antigas de transmitir ideias e expressar sentimentos.

Falada ou cantada, nos livros ou até mesmo nas letras de músicas, a poesia está presente na vida de todas as pessoas diariamente, mesmo que elas não percebam. Para comemorar a data, que tal conhecer um pouco mais sobre essa arte e aqueles que ajudaram na sua construção?

poesia

A poesia estimula a criatividade e a expressão de ideias e sentimentos. Foto: iStock, Getty Images

Comemorações do Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia é celebrado no dia 14 de março desde 1977, em homenagem ao escritor Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nessa data no ano de 1847. Ele foi o autor de O Navio Negreiro e de vários outros poemas que têm como tema a escravidão negra, mostrando ser um defensor do abolicionismo.

No entanto, essa data não é oficial. A lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, institui o Dia da Poesia oficialmente em 31 de outubro, em homenagem ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira.

Mas, apesar da confusão, as duas datas são respeitadas e comemoradas em escolas, bibliotecas e diversos outros espaços culturais, com eventos que incentivam a declamação e também a criação de poesias, principalmente entre as crianças. É uma forma de estimular a criatividade e também de expressar emoções e pensamentos.

Já o Dia Internacional da Poesia, outra data importante para a arte, é comemorado em 21 de março. A data foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com o intuito de valorizar a arte poética, que já ocupou um papel de grande importância e prestígio nas sociedades mais antigas.

História e origem da poesia

Poesia é uma palavra grega que significa criação e fabricação. Antigamente, os poemas eram cantados e acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por esse motivo, ela está ligada ao gênero lírico.

A poesia ainda pode ou não ter rimas, estando presente em livros, músicas e toda forma de expressão. Além de Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade, os poetas homenageados nas datas comemorativas, existem vários outros escritores da literatura brasileira que fizeram grandes contribuições para a cultura poética do país e do mundo.

Entre os principais estão Gonçalves Dias, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Olavo Bilac, Cruz e Sousa, Oswald de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

E não podemos deixar de lembrar da origem da poesia brasileira: os poetas portugueses. Eles tiveram influência tanto na arte de Portugal quanto na do Brasil. Os mais importantes são Luís de Camões e Fernando Pessoa.

E aí, o que achou? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!