As artes marciais e práticas de defesa pessoal deixaram de ser exclusividade do universo dos lutadores profissionais. Atualmente, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios dessas modalidades que ajudam a queimar muitas calorias em pouco tempo. Além do muay thai, do jiu jitsu e do kick boxing, o body combat também surge como opção.
Se você tem dificuldade de passar 30 minutos na esteira para manter a forma, saiba que essa pode ser uma forma mais divertida de praticar uma atividade aeróbica e estimular o gasto calórico. Em uma hora de aula, você chega a queimar até 700 calorias.
Entenda como funciona o body combat
O body combat reúne simulações de diferentes artes marciais, o que torna a aula bem dinâmica. Além disso, a modalidade não se resume apenas aos movimentos de luta. Há também momentos com flexões, abdominais e outros exercícios que ajudam a definir o corpo, estimulando os músculos e a resistência física.
Para permitir que o aluno se esforce ao máximo, a aula é dividida em dez momentos distintos, nos quais a intensidade e agilidade dos movimentos variam de acordo com as execuções e os músculos a serem estimulados.
Etapa 1
Aquecimento dos membros superiores e inferiores, através de exercícios como polichinelos e corrida no lugar.
Etapa 2
Chamada de primeiro combate, essa fase exige a realização de movimentos que simulam socos e chutes.
Etapa 3
Aqui começa o power trainning, em que os socos e chutes são simulados de forma mais intensa, acompanhados por músicas estimulantes.
Etapa 4
Segundo combate: consiste em novos movimentos de socos e chutes.
Etapa 5
Segundo power trainning: músicas de alta intensidade estimulam à realização dos novos movimentos de chutes e socos.
Etapa 6
Terceiro combate: realização de movimentos de chutes e socos.
Etapa 7
Nesta etapa, entram os movimentos característicos de muay thai, que envolvem simulação de joelhadas e cotoveladas, entre outras práticas.
Etapa 8
Terceiro e último power trainning, com músicas de alta intensidade.
Etapa 9
Para finalizar a aula, são realizados abdominais e flexões.
Etapa 10
O body combat encerra com alongamentos e exercícios de relaxamento.
Através de todas as etapas, o body combat é uma atividade bastante estimulante. As músicas motivadoras também tornam o aluno mais disposto a simular os golpes e movimentos de artes marciais. Mas é importante realizar o exercício sempre de acordo com as orientações de um professor especializado, para evitar lesões e garantir bons resultados.
Benefícios das artes marciais
Além de proporcionar o gasto calórico, as aulas apresentam alguns outros benefícios. Dentre eles, a melhora da resistência física, o que também pode favorecer o seu rendimento em outras atividades aeróbicas.
Há também o aspecto da defesa pessoal. Em casos extremos, a simulação dos golpes pode proporcionar mais segurança no dia a dia e estimular a reflexão sobre as atitudes adequadas em momentos de dificuldade. De uma forma ou de outra, o body combat ensina a lidar com a autoconfiança, além de aperfeiçoar a agilidade e o condicionamento.
E aí, o que achou? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!