Esporte > Fitness

Body combat: conheça os benefícios da modalidade e entre em forma

Por Redação Fortíssima 15/03/2016

As artes marciais e práticas de defesa pessoal deixaram de ser exclusividade do universo dos lutadores profissionais. Atualmente, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios dessas modalidades que ajudam a queimar muitas calorias em pouco tempo. Além do muay thai, do jiu jitsu e do kick boxing, o body combat também surge como opção.

Se você tem dificuldade de passar 30 minutos na esteira para manter a forma, saiba que essa pode ser uma forma mais divertida de praticar uma atividade aeróbica e estimular o gasto calórico. Em uma hora de aula, você chega a queimar até 700 calorias.

body combat

Aula é dividida em etapas e envolve socos e chutes. Foto: iStock, Getty Images

Entenda como funciona o body combat

O body combat reúne simulações de diferentes artes marciais, o que torna a aula bem dinâmica. Além disso, a modalidade não se resume apenas aos movimentos de luta. Há também momentos com flexões, abdominais e outros exercícios que ajudam a definir o corpo, estimulando os músculos e a resistência física.

Para permitir que o aluno se esforce ao máximo, a aula é dividida em dez momentos distintos, nos quais a intensidade e agilidade dos movimentos variam de acordo com as execuções e os músculos a serem estimulados.

Etapa 1

Aquecimento dos membros superiores e inferiores, através de exercícios como polichinelos e corrida no lugar.

Etapa 2

Chamada de primeiro combate, essa fase exige a realização de movimentos que simulam socos e chutes.

Etapa 3

Aqui começa o power trainning, em que os socos e chutes são simulados de forma mais intensa, acompanhados por músicas estimulantes.

Etapa 4

Segundo combate: consiste em novos movimentos de socos e chutes.

Etapa 5

Segundo power trainning: músicas de alta intensidade estimulam à realização dos novos movimentos de chutes e socos.

Etapa 6

Terceiro combate: realização de movimentos de chutes e socos.

Etapa 7

Nesta etapa, entram os movimentos característicos de muay thai, que envolvem simulação de joelhadas e cotoveladas, entre outras práticas.

Etapa 8

Terceiro e último power trainning, com músicas de alta intensidade.

Etapa 9

Para finalizar a aula, são realizados abdominais e flexões.

Etapa 10

O body combat encerra com alongamentos e exercícios de relaxamento.

Através de todas as etapas, o body combat é uma atividade bastante estimulante. As músicas motivadoras também tornam o aluno mais disposto a simular os golpes e movimentos de artes marciais. Mas é importante realizar o exercício sempre de acordo com as orientações de um professor especializado, para evitar lesões e garantir bons resultados.

Benefícios das artes marciais

Além de proporcionar o gasto calórico, as aulas apresentam alguns outros benefícios. Dentre eles, a melhora da resistência física, o que também pode favorecer o seu rendimento em outras atividades aeróbicas.

Há também o aspecto da defesa pessoal. Em casos extremos, a simulação dos golpes pode proporcionar mais segurança no dia a dia e estimular a reflexão sobre as atitudes adequadas em momentos de dificuldade. De uma forma ou de outra, o body combat ensina a lidar com a autoconfiança, além de aperfeiçoar a agilidade e o condicionamento.

E aí, o que achou? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!