Bem-Estar > Motivação

Páscoa 2016 sem aperto: aprenda a economizar

Por Redação Fortíssima 15/03/2016

A alta dos preços dos ovos de chocolate nessa Páscoa 2016 pegou  muitas famílias de surpresa. Com a variação, ficou até difícil incluir as guloseimas no orçamento, já ajustado para dar conta da inflação. A saída é usar a criatividade e não abrir mão do planejamento.

Como driblar a inflação na Páscoa 2016

Quem já saiu em busca dos ovos de Páscoa deve ter notado que houve um aumento significativo no preço dos chocolates na comparação com 2015. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) confirma essa impressão.

Publicado no início desse mês, o levantamento mostra que os chocolates estão 13,3% mais caros. Outros itens tradicionais da época, como peixes e azeite, seguem a mesma tendência. Eles tiveram um incremento de 11,3% e 28,3%, respectivamente.

Segundo a CNC, trata-se do maior aumento nos últimos 13 anos. Por isso, é importante encontrar alternativas para economizar nesse período. Confira algumas dicas de como ajustar as finanças pessoais.

  • Pesquise: os preços praticados podem variar bastante conforme o lugar em que você irá comprar. Por isso, é interessante não deixar tudo para a última hora e sair em busca da melhor oferta com antecedência. Isso pode representar uma boa economia
  • Busque promoções: quem frequenta o mercado no dia a dia já está acostumado com as famosas promoções compre dois, leve três. Os mercados costumam divulgá-las bastante. Baixe aplicativos de celular que disponibilizam folhetos dos mais diversos locais – poupando seu trabalho de percorrer todos estabelecimentos
  • Compre barras e caixas de bombons: por despertarem o imaginário das crianças e trazerem brinquedos, os ovos costumam ser bem mais caros do que barras de chocolate e caixas de bombons. Vá ao mercado e faça o cálculo. Você pode comprar um ovo menor e complementar com outra opção mais em conta
  • Deixe os pequenos em casa: a maior parte dos ovos de Páscoa são pensados para o público infantil. Quanto mais atrativo, mais caro ele costuma ser. Se você quiser evitar estresses com seus pequenos, talvez seja melhor deixá-los em casa ao sair para as compras
  • Faça em casa: pesquisando na internet, há diversas receitas de ovos caseiros. Comprando você mesma os ingredientes para prepará-los, a conta certamente sairá bem menor do que comprar os industrializados diretamente nos estabelecimentos.
Páscoa 2016 vai ser e economia

Você pode usar chocolates menores para preencher o interior do ovo caseiro. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer ovo de Páscoa caseiro

Decidiu fazer um ovo caseiro para essa Páscoa 2016? Então confira a sugestão que a equipe do Doutíssima trouxe para você e economize – sem deixar de lado todo o sabor que a época merece.

Ingredientes

1 kg de chocolate ao leite ou meio amargo

Formas para ovos no tamanho de sua preferência

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria – mas cuidado, porque a água não deve ferver. Verifique a temperatura ideal do chocolate, conforme a embalagem, e distribua uma cama nas formas. Vire para escorrer o excesso. Agora é só levar para a geladeira até endurecer.

Se a camada ficar fina, faça mais uma. Leve novamente à geladeira até endurecer, desenforme e embale a seu gosto. Quer incrementar? Você pode adicionar uma camada de brigadeiro, alguns bombons ou até mesmo miniaturas. Os pequenos vão adorar.

E aí, o que achou desta opção? Deixe o seu comentário! Você também pode usar a criatividade e criar diversos outros modelos de ovos para a Páscoa 2016.