Filhos > Gravidez e Filhos

Colo de mãe na infância traz benefícios na vida adulta

Por Redação Fortíssima 16/03/2016

A importância do colo de mãe é inquestionável. É isso que garante uma pesquisa feita por especialistas da área de psicologia da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. As evidências do estudo apontam que crianças que receberam muito carinho e colo na infância se tornaram adultos menos ansiosos e com melhor saúde mental.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram as respostas de 600 voluntários adultos sobre sua infância e vida atual. Entre os participantes, ficou claro que os que reconheceram terem sido acalentados pelos pais quando crianças, hoje são pessoas mais felizes, hábeis socialmente e têm menos chances de desenvolver distúrbios psíquicos.

Benefícios do colo de mãe

Esqueça aquele consenso cultural de que acariciar demais estraga a criança. Em entrevista ao portal americano WSB-TV, a professora Darcia Narvaez, líder da pesquisa, explicou que esse colo de mãe é esperado pelo bebê e que a forma como os pais agem no primeiro ano de idade tem consequências sobre o desenvolvimento do cérebro pelo resto da vida.

“Muitos abraços, afagos e colo, é isso que os bebês esperam. Eles crescem melhor assim. Isso também os acalma, porque todos os sistemas corporais e neuronais ainda estão se estabelecendo, descobrindo como vão funcionar”, esclareceu a especialista ao portal.

Darcia sinalizou ainda que negar colo ao bebê quando ele está chorando pode afetá-lo negativamente. Principalmente porque, diante disso, os sistemas da criança vão desenvolver um gatilho fácil para o estresse. “É possível perceber isso nos adultos, pois aqueles que não receberam tanto carinho tendem a ter mais reações de estresse”, indicou.

Durante a pesquisa, Darcia e seus colegas detectaram também que os adultos que receberam mais carinho na infância tinham melhor capacidade de empatia com outras pessoas – conseguiam compreender outras perspectivas além das suas. Eles também se relacionavam facilmente e conseguiam abrir seus corações.

colo de mãe

Bebês anseiam pelo colo de mãe. Foto: iStock, Getty Images

Tempo de qualidade com os filhos

Criar os filhos para o mundo está longe de ser tarefa fácil. Especialmente para as famílias do século 21, nas quais homens e mulheres trabalham fora de casa, ficam ausentes na maior parte do dia e ainda têm múltiplas tarefas para cumprir. Por isso, nos períodos livres, é fundamental dar carinho à criança e aproveitar o tempo juntos com qualidade.

A dica dos especialistas é se entregar inteiramente. Mesmo que seja por poucos minutos, é necessário oferecer um colo de mãe muito carinhoso, paciente e gentil. Nada de sacudir ou demonstrar impaciência. Dessa forma, o afago vai assustar mais do que acalentar.

Além disso, é muito importante mostrar ao seu filho que você está inteiramente presente nos momentos em que se dispõe a estar com ele. Por isso, deixe o celular, o trabalho e outras distrações de lado.

Ao se dedicar à criança nos primeiros meses de vida, você já está dando o primeiro passo para que, à medida em cresce, ela se torne independente e feliz. Esse afago é um presente incomparável e insubstituível.

Gostou das dicas? Deixe um comentário. E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!