Nutrição > Vitaminas

Vitamina K2 contribui para a saúde óssea e cardiovascular

Por Redação Fortíssima 17/03/2016

A vitamina K se divide em três tipos diferentes: K1, K2 e K3. A primeira é encontrada em alimentos de origem vegetal, a segunda é produzida pela própria flora intestinal e a terceira é produzida em laboratório. Embora todas ofereçam nutrientes essenciais para o organismo, estudos recentes mostram que a vitamina K2 pode ter benefícios adicionais.

Ela ajuda na saúde óssean coagulação sanguínea e também atua na prevenção do câncer de próstata. Apesar de ser produzida pelo próprio organismo, pode ser encontrada em alguns alimentos.

vitamina K2

O natto, produzido com a fermentação da soja, é rico em vitamina K2. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da vitamina K2

Mesmo dentro da classificação de vitamina K2, ainsa existem algumas variações: MK 4, MK 7, MK 8 e MK 9. A forma mais importante para o organismo é a MK 7, que possui mais aplicações práticas.

Um estudo publicado na edição de agosto de 2015 do European Journal of Pharmacology mostra um resultado positivo para o tratamento pacientes com artrite reumatoide a partir do uso da MK 7. Os pesquisadores observaram que a substância é significativamente menos tóxica do que as drogas antirreumáticas e ainda ajuda na proteção contra a osteoporose.

Isso ocorre porque o nutriente é considerado um potencializador da vitamina D, que desempenha um papel importante na absorção de cálcio pelos ossos, ajudando na sua fixação.

Porém, é a vitamina K2 que direciona o cálcio para o esqueleto, para que a vitamina D exerça sua função, evitando que ele se deposite em locais inapropriados, como nas articulações (artroses), nas artérias (aterosclerose) e nos órgãos (cálculo vesicular, cálculo renal e catarata).

Além disso, outro estudo publicado no European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition revelou que a crescente ingestão de vitamina K2 ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata em 35%. Os pesquisadores apontaram ainda que os benefícios da K2 em casos de câncer de próstata avançados também foram eficientes.

vitamina K2 nos alimentos

Como consumir o nutriente

A vitamina K2 é encontrada em gorduras de animais que comem grama e em alimentos fermentados, tanto plantas como de origem animal, como queijos, iogurte e outros produtos lácteos que passaram por fermentação.

As gorduras animais contêm a K2 na forma conhecida como MK 4, enquanto os alimentos fermentados possuem a forma MK 7, produzida a partir de fermentação ácido-láctea bacteriana.

O alimento considerado mais rico em vitamina K2 é o natto, um prato comum no Japão, que é produzido com a fermentação de grãos de soja com Bacillus subtilis. Outros alimentos que fornecem o nutriente são queijos, gema de ovo e manteiga.

Carnes como fígado de galinha e peito de frango também possuem a vitamina, mas também contém muitos hormônios. Além do consumo dos alimentos, é indicado também fazer a suplementação, associando as vitaminas K2 e D3 para conseguir mais benefícios, mas sempre com recomendação médica.

E você, consome essa vitamina? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!