Exercícios > Fitness

Confira os melhores exercícios para uma barriga sarada

Por Redação Fortíssima 18/03/2016

Quer ficar com o corpo em forma e conquistar aquela barriga sarada? Então você precisa apostar nos exercícios certos, que trabalham a região abdominal de forma localizada e intensa.

Um estudo avaliou quais são os melhores tipos de abdominais para chegar lá, de acordo com a intensidade e os músculos mais exigidos. Além deles, outros tipos de atividades físicas também podem complementar o treino e potencializar os resultados.

barriga sarada

O ideal é combinar exercícios que queimem gordura e definam os músculos. Foto: iStock, Getty Images

Abdominais para conquistar barriga sarada

Um estudo realizado no laboratório de biomecânica da Universidade de São Diego, nos Estados Unidos, avaliou os efeitos de 13 exercícios abdominais em 30 homens e mulheres na faixa etária de 20 a 45 anos. Com uma técnica chamada eletromiografia, foram identificados quais músculos estavam trabalhando e com que intensidade isso acontecia.

O resultado foi um ranking com os melhores tipos de exercícios para definir o abdômen. Veja quais são os quatro primeiros colocados e inclua-os na sua rotina de exercícios para ter uma barriga sarada.

Abdominal oblíquo

Além de garantir o fortalecimento de todos os músculos do abdômen, o destaque vai para a definição dos oblíquos, que são os mais solicitados devido ao movimento de inclinação do tronco.

Para fazê-lo, basta deitar-se no chão, colocar as mãos na cabeça e levantar os joelhos até um ângulo de aproximadamente 45 graus, fazendo movimentos de como se estivesse numa bicicleta. Toque o joelho esquerdo com o cotovelo direito e vá alternando os movimentos sucessivamente.

barriga sarada

Abdominal oblíquo. Foto: iStock, Getty Images

Abdominal inferior

Esse exercício pode ser realizado em uma barra. A posição inicial é feita com as pernas esticadas e, em seguida, é preciso elevar as pernas em uma linha reta até a linha da cintura, ou dobrar lentamente os joelhos em direção ao peito. Controle o movimento e estique as pernas lentamente. Por ser um movimento intenso, deve ser feito com poucas repetições.

 

barriga sarada

Abdominal inferior. Foto: iStock, Getty Images

Abdominal na bola suíça

Devido ao esforço feito para manter o equilíbrio em cima da bola, esse tipo de exercício é um bom aliado na busca pela barriga sarada. Basta deitar em cima da bola (específica para a prática esportiva) e manter as pernas num ângulo de 90 graus, com os pés apoiados no chão. Pode ser feito o movimento reto ou oblíquo, com o cotovelo em direção ao joelho contrário.

barriga sarada

Abdominal com a bola suíça. Foto: iStock, Getty Images

Abdominal com as pernas elevadas

Para manter as pernas para cima durante o exercício, o abdômen fica mais contraído. E na hora de flexionar o tronco, a contração aumenta ainda mais. Para fazê-lo, deite-se com a coluna lombar bem apoiada no chão, eleva as pernas e mantenha-as na posição enquanto faz o movimento de abdominal.

barriga sarada

Abdominal com as pernas elevadas. Foto: iStock, Getty Images

Vale lembrar que a intensidade e quantidade de repetições deve ser definida de acordo com o nível de preparo físico de cada praticante. Para isso, é indispensável fazer uma avaliação  médica e física antes de começar a prática, além do acompanhamento de um profissional.

Outros exercícios que podem ajudar

Os exercícios abdominais ajudam a fortalecer e definir a musculatura da região. Mas para conquistar a barriga sarada é preciso eliminar as gordurinhas localizadas. As atividades aeróbicas, com alto gasto calórico, podem ajudar nessa tarefa.

Caminhar, correr, pedalar e pular corda são algumas das opções indicadas, promovendo a queima de gorduras abdominais. O ideal é montar um treino que combine uma sequência de abdominais e exercícios aeróbicos, acelerando os resultados de quem quer uma barriga sarada para o verão.

E você, que exercícios costuma fazer? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!