[the_ad_group id="16401"]
Bem-Estar > Motivação

Seja mais eficiente: tenha um bloco de anotações

Por Redação Fortíssima 18/03/2016

Seja virtual ou apenas um caderno simples, o bloco de anotações pode realmente mudar a sua rotina. Cansado de esquecer compromissos, deixar atrasar a conta de luz ou perder aquele telefone importante? É justamente para organizar todas essas informações que ele vai servir.

Por que você deve ter um bloco de anotações?

Datas de aniversários, reuniões, compras de supermercado, pagamento de contas. Todos os dias esses dados podem exigir um trabalho impecável do cérebro. Afinal, você precisa lembrar de tudo, sem exceção. Talvez o que esteja faltando na sua rotina para tornar tudo mais eficiente é uma boa dose de organização.

Ter um bloco de anotações muitas vezes é um diferencial. Ele pode ser uma agenda, um caderno ou até mesmo um aplicativo de smartphone. É ali que você irá organizar tudo o que precisa fazer. Parece pouco? Pois ter uma vida desorganizada é capaz de ter um grande impacto negativo.

Por exemplo, um estudo do National Institute on Aging indica que sintomas de uma mente desorganizada podem estar relacionados a maior peso corporal. Neles se incluem impulsividade, negatividade crônica e estresse elevado.

Não bastasse isso, ela também é capaz de levar a problemas e menor produtividade, seja em casa, seja no trabalho. Em resumo, não faltam motivos para você ter um bloco de anotações e fazer listas com tarefas. O resultado é o seu tempo melhor gerenciado.

bloco de anotações

O bloco de anotações ajuda você a não se esquecer dos detalhes. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer um bloco de anotações

Independente do método o escolhido, é importante que o local de anotações seja de fácil acesso e possa estar sempre por perto. Ou seja, nada de cadernos muito grandes e difíceis de carregar. Depois, basta seguir os passos abaixo:

  • Faça um levantamento de suas atividades

Antes de construir seu bloco, procure fazer um levantamento de todas suas atividades e compromissos. Ou seja, tudo com o que você frequentemente precisa se preocupar. Entram aqui desde a obrigação de deixar as crianças no colégio até terminar um projeto complexo.

  • Divida suas tarefas

Avalie e distribua cada uma de suas tarefas em categorias. Tenha uma lista com tudo o que você precisa fazer todos os dias, outra com os compromissos semanais e por fim uma com atividades mensais. Procure ainda anotar tudo aquilo que possui prazo a ser cumprido.

  • Uma tarefa por vez

Depois que tudo estiver organizado nessas três categorias básicas, você saberá exatamente o que precisa fazer e o prazo para isso. Quer ser ainda mais específico? Defina uma ordem de prioridades.

  • Não durma sem organizar sua lista

Antes de ir para cama todos os dias, procure refazer a lista diária do outro dia – é possível que ocorram contratempos. Deixe tudo organizado para que, quando acordar essa não seja sua primeira preocupação do dia. Bastará verificar o bloco e ter um dia mais tranquilo.

E aí, gostou do artigo? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]