Bem-Estar > Motivação

Adoção de cães: benefício para os animais e seus tutores

Por Redação Fortíssima 19/03/2016

A cada ano, centenas de animais são abandonados nas ruas de todo o país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número chega a mais de 30 milhões só no Brasil. Por isso, a adoção de cães e gatos é cada vez mais incentivada.

Mas nem só os pets sentem os benefícios de encontrar um lar cheio de amor e carinho. A companhia do bichinho também traz melhorias para o bem-estar e até mesmo para a saúde das pessoas.

Benefícios da adoção

Com tantos animais abandonados nas ruas, é sempre preferível adotar ao invés de comprar. Com a adoção de cães e gatos, além de diminuir o número de bichinhos nas ruas, você também contribui para combater os maus tratos que muitos animais sofrem ao servirem como reprodutores.

Existem cachorros de raça que são mantidos em condições precárias. O objetivo é que se reproduzam e forneçam novos filhotes para venda. Ou seja, vale a pena não dar incentivo à prática e, caso ainda deseje comprar, conhecer bem a origem do local.

Com esses cuidados, é só curtir os benefícios que um pet pode oferecer. Segundo uma pesquisa de Allen McConnell, professor de Psicologia da Miami University, os donos de animais de estimação são mais saudáveis que as pessoas que não tem um companheiro, principalmente quando passam muitos e bons momentos com eles.

adoção de cães

Diversas ONGs e projetos promovem a adoção de animais. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para a adoção de cães

Desde 2000, a Lei 12.327/97 está em vigor e prevê que os animais só podem ser adotados de ONGs se estiverem castrados. A regra faz parte da Campanha de Controle da Natalidade de Cães e Gatos, de São Paulo. Além de diminuir o número de animais abandonados, a castração também colabora com a saúde e qualidade de vida dos bichos.

Uma dúvida comum da adoção de cães é se é melhor adotar filhotes ou adultos. Na hora de decidir, é preciso ter em mente que filhotes são como crianças, dão mais trabalho e exigem bastante tempo no início. Já os adultos, apesar de já terem alguns hábitos, tendem a ser menos agitados.

Outro cuidado importante: adotar um animal é um compromisso sério e exige responsabilidade. Por isso, não faça essa escolha se você não tem condições de cuidar do bichinho corretamente e dar a atenção que ele precisa.

Para a Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, a Arca Brasil, quem deseja ter animais, mas não tem certeza, pode ser um dono transitório. Ou seja, o voluntário toma conta do animal temporariamente, até ele encontrar um lar definitivo. Basta ter espaço, tempo e recursos para cuidar do hóspede.

O processo de adoção de cães varia de acordo com cada local, mas algumas medidas são comuns a todos. O tutor precisa ser maior de idade e apresentar CPF, RG e comprovante de residência.

Além disso, passará por uma entrevista para avaliar se realmente tem condições de adotar. Também é preciso assinar um termo de responsabilidade, declarando assumir os cuidados com o novo amigo.

Saiba onde adotar cães nas principais capitais

Decidiu adotar, mas não sabe o que fazer? Conheça algumas entidades localizadas nas principais capitais do país e entre em contato:

Porto Alegre (RS): Projeto Bicho de Rua

Rio de Janeiro (RJ): Procure 1 Amigo

São Paulo (SP): Projeto Segunda Chance

Salvador (BA): Bahia Patinhas

Recife (PE): PetPE

Florianópolis (SC): AMAR – Amigos dos Animais de Rua

Curitiba (PR): PROBEM – Associação de Proteção e Bem-estar Animal

E você, já pensou em adotar? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!