Exercícios > Fitness

Bola para pilates: conheça os benefícios e os melhores exercícios

Por Redação Fortíssima 19/03/2016

Seja em exercícios para definição muscular ou como instrumento terapêutico para tratar lesões, a bola para pilates tem se tornado uma boa aliada para fortalecer o corpo e promover um estilo de vida saudável.

Os exercícios são trabalhados a partir do peso do próprio corpo e com o auxílio da bola, que dificulta a execução dos movimentos e exige ainda mais força para manter o equilíbrio e a posição. Com isso, você desenvolve força, definição muscular e melhora a postura.

bola para pilates

Devido à instabilidade, a bola exige mais força e equilíbrio, potencializando o exercício. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da bola para  pilates

Além de proporcionar definição muscular para todo o corpo, a bola para pilates também oferece diversos outros benefícios, que vão desde a reabilitação das costas e lesões do joelho, até a melhora do condicionamento físico de forma geral.

Também chamado de bola suíça, o acessório pode ser utilizado em diversos tipos de exercícios físicos, não só em movimento do pilates, por exemplo. Melhora o equilíbrio, aumenta a flexibilidade e coordenação motora, auxilia na tonificação dos músculos e ainda corrige problemas de postura.

Outra vantagem da bola para pilates é que ela pode ser usada para a prática de exercícios tanto na academia quanto em casa. Existem modelos de diversos tamanhos, que são indicados para diferentes tipos de movimentos. É preciso avaliar sempre a melhor opção para cada pessoa, de acordo com a atividade que será realizada e os objetivos.

Dicas de exercícios com a bola

Não sabe por onde começar? Confira quatro possibilidades de movimentos que a bola de pilates oferece e comece a praticar agora mesmo:

Ponte reversa com bola

O movimento contribui para a definição muscular na região dos quadríceps, panturrilhas, interiores das coxas e ancas. Pode ser feito com a bola grande ou com o modelo menor.

Para a execução, deite-se com as costas no chão e coloque os pés em cima da bola, com os joelhos dobrados. Eleve o quadril e as costas, formando uma linha reta com coxas e coluna. Depois, baixe o quadril lentamente.

bola para pilates

Ponte reversa com bola. Foto: iStock, Getty Images

Abdominal sobre a bola

A bola para pilates também pode servir como apoio para abdominal, aumentando os efeitos do exercício devido a instabilidade, que ajuda na queima de gordura e definição muscular da região abdominal.

Deite-se com a parte lombar sobre a bola e coloque as mãos atrás da cabeça. Faça o movimento de abdominal, elevando o tronco e depois abaixando.

bola para pilates

Abdominal sobre a bola. Foto: iStock, Getty Images

Abdominal com as pernas elevadas

Além do fortalecimento e definição da região abdominal, também trabalha os membros inferiores. Basta deitar-se de costas no chão e colocar as pernas sobre a bola, fazendo o movimento para cima e para baixo com o tronco.

bola para pilates

Abdominal com as pernas elevadas. Foto: iStock, Getty Images

Agachamento

Esse exercício tonifica e fortalece os membros inferiores, trabalhando quadríceps, interiores de coxa, glúteos, ancas e panturrilhas. Nesse caso, coloque a bola para pilates contra a parede, apoiando-se sobre ela na altura da lombar.

Agache-se com as costas pressionadas contra a bola até os joelhos formarem ângulos de 90 graus com as pernas alinhadas. Eleve-se, esticando as pernas, até voltar a posição incial.

bola para pilates

Agachamento. Foto: iStock, Getty Images

E você, que exercícios costuma praticar? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!