Bem-Estar > Qualidade de vida

Dicas de reciclagem: descarte seu lixo corretamente

Por Redação Fortíssima 19/03/2016

O descarte correto de diferentes tipos de materiais faz toda a diferença para o meio ambiente. Além de separar o lixo orgânico e seco, você sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado? E Com aqueles remédios vencidos? Cada um desses materiais possui dicas de reciclagem ecologicamente corretas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem como principal objetivo a redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos, visando a segurança do meio ambiente e também da saúde da população.

dicas de reciclagem

Pilhas e outros lixos eletrônicos devem ser descartados em pontos de coleta específicos. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de reciclagem para cada material

A maioria das pessoas sabe onde colocar restos de comida que estragaram ou um pote de vidro que não está mais em uso. O problema chega com materiais mais específicos, que nem sempre são contemplados na coleta.

Está na dúvida de como fazer o descarte? Confira as dicas de reciclagem que a equipe do Doutíssima separou para você:

Óleo de cozinha

De maneira alguma o óleo vegetal deve ser jogado no ralo, na pia ou no lixo comum. Além de entupir os canos, ele também dificulta o sistema de tratamento do esgoto, pois quando entra em contato com a água, ela não pode mais ser tratada para ficar pura novamente.

O óleo usado serve para produzir sabão em barra e biodiesel para automóveis. Por isso, as dicas de reciclagem do material são procurar locais de coleta, como supermercados, grandes lojas e outras empresas especializadas. Na hora do descarte, outro cuidado é utilizar um recipiente com tampa, que deve estar bem fechado.

Móveis velhos

É muito importante não deixar os móveis velhos em lugar inapropriado, como na rua ou em terrenos. Quando fica exposta ao sol e chuva, a madeira começa a molhar e juntar pragas, causando problemas para a saúde, higiene e ambiente.

As madeiras livres de produtos químicos, como o verniz, podem ser recicladas. Se estiver em boas condições, o móvel pode ser recolhido por instituições que revendem ou reformam os materiais. Caso não dê mais para ser reaproveitado, procure o setor da prefeitura da sua cidade que coleta entulhos.

Tecidos

No Brasil, somente os tecidos de algodão podem ser reciclados. No processo, o tecido é separado de outros elementos não-têxteis e depois triturados, virando pequenas fibras descontínuas. No final, as fibras são enroladas até virarem novelos.

Entre as dicas de reciclagem está o reaproveitamento dos tecidos, evitando custos e tempo de processamento. Retalhos e roupas em bom estado de conservação podem ser encaminhadas para organizações que coletam esse material, que muitas vezes é transformado em peça artesanal ou reformado para que seja usado por quem precisa.

Remédios vencidos

Muitas pessoas não sabem como descartar os remédios velhos. Por conterem diversas substâncias químicas, eles representam um grande perigo ao meio ambiente e à saúde das pessoas, caso descartados incorretamente. Por isso, nunca despeje líquidos no ralo ou jogue comprimidos no lixo convencional.

Se informe sobre os locais que fazem o recolhimento adequado na sua cidade. Geralmente, laboratórios e postos de saúde possuem pontos de coleta, pois são os responsáveis pelo descarte apropriado dos remédios. Algumas farmácias também podem ser alternativa.

Pilhas e eletrônicos

Apenas 15% do lixo eletrônico no Brasil é reciclado. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o país produz cerca de 360 mil toneladas desse tipo de lixo por ano, entre pilhas, baterias, celulares e computadores velhos.

Além de possuir substâncias tóxicas que fazem mal à saúde, o lixo eletrônico também prejudica a fauna e a flora, caso sejam descartados no meio ambiente. O Brasil ainda não possui tecnologia para a reciclagem, extração e reaproveitamento desses materiais.

Mas distribuidores, assistências técnicas autorizadas e empresas especializadas, além de prefeituras, escolas e universidades, oferecem dicas de reciclagem e pontos de coleta ideiais.

dicas de reciclagem

E aí, o que acha sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!