Bem-Estar > Dia a Dia

Conheça 3 dicas fundamentais para ter um dia produtivo

Por Redação Fortíssima 20/03/2016

Se você está passando por um período de baixa produtividade, já deve ter ouvido que tem as mesmas 24 horas que a Beyoncé. O meme, já bastante comum nas redes sociais, é uma referência ao dia produtivo da cantora. Conhecida por acumular as mais diversas funções – todas elas com sucesso -, a diva pop pode ser uma fonte de inspiração.

O segredo para ser produtivo

Muitas pessoas sentem que não conseguem fazer tudo o que deveriam durante o seu dia. Para isso existe uma solução – e ela se chama planejamento. É preciso programar suas tarefas para que todas sejam feitas no tempo correto. Mas também é preciso respeitar o seu ritmo.

É comum comparar a sua produtividade com a de outras pessoas – isso explica o sucesso do meme de Beyoncé. Mas há uma grande diferença entre a estrela e pessoas comuns: você nem sempre possuem um time de assistentes por perto.

Para superar essa dificuldade, é preciso estratégia e levar em consideração algumas ideias capazes de ajudar. Primeiro, não tente ser o que você não é. Um estudo da Universidade de Warwick, do Reino Unido, mostrou que quanto mais as pessoas mostram seu verdadeiro eu no trabalho, mais felizes e produtivas elas são.

Procure também agendar tudo o que for mais importante para aquelas horas do dia em que você se sente mais disposto. As chances de conseguir cumprir os compromissos são maiores.

Cada um tem seu tempo ideal, mas uma pesquisa feita pelo site London Offices revela que, para a maioria das pessoas, essa hora acontece por volta das 10h26. Outro bom momento é às 16h16, quando todo mundo está correndo para terminar o expediente.

Otimize seu tempo para ter um dia produtivo

Aprenda a focar em uma única tarefa por vez. Foto: iStock, Getty Images

Inspire-se na Beyoncé e tenha um dia produtivo

Se você quer um dia produtivo no trabalho ou em casa, confira algumas dicas que podem ajudar. Quem sabe não consegue uma rotina tão eficiente quanto a da diva pop. Vale a pena tentar.

Mantenha a concentração

Você precisa ter a atenção 100% investida na tarefa em mãos. O que fazer quando sente que sua mente está vagando longe do momento presente? Pare por um momento, respire fundo, limpe sua mente e encontre o seu foco.

Evite várias tarefas

E-mail, redes sociais e anúncios de lojas são algumas das guias abertas no seu navegador? Tornou-se comum ser multitarefa, mas é preciso saber que a mente humana não é projetada para isso.

Quando você tenta executar múltiplas tarefas, acaba perdendo o foco e está mais propenso a cometer erros – e a demorar mais também. Para se certificar de que você pode se concentrar completamente, fique longe de todas as distrações

Tenha uma grande equipe

Quando você se cercar de alta energia e pessoas empreendedoras, tende a subir seu nível. A partir daí, é bastante provável que tenha confiança para pedir uma opinião ou até mesmo delegar tarefas. Afinal, acumular tudo para você pode não dar muito certo.

E aí, gostou das dicas para ter um dia produtivo? Deixe o seu comentário! Também aproveite para conferir outros artigos do Doutíssima que podem ajudar você a otimizar seu tempo.