Bem-Estar > Qualidade de vida

O que a ciência diz sobre o sentimento de estar feliz da vida

Por Redação Fortíssima 20/03/2016

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. Mas você sabe explicar o que esse sentimento significa? Subjetivo e também uma busca constante, ele deixa tudo mais leve. Não é à toa que todo mundo quer estar feliz da vida.

O desafio é encontrar o caminho para chegar lá. Pelo menos por parte da ciência, estudos não faltam para apontar alguns desses roteiros e como eles implicam na satisfação pessoal de cada pessoa.

Estilo de vida e felicidade

Pesquisadores da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, acompanharam mais de 800 participantes ao longo de nada menos do que 80 anos. O objetivo foi identificar como o estilo de vida influencia na percepção de felicidade.

Foram considerados desde o ambiente social, o histórico familiar e os problemas de saúde até a infância, o nível de estudos e o casamento. A conclusão foi que dados médios não são suficientes para determinar os resultados.

Afinal, não foram poucos os casos em que, mesmo com diversos fatores apontando o contrário, os participantes se diziam felizes. Ou seja, não existe uma fórmula pronta e definitiva, embora alguns traços apurados possam ajudar a saber o que evitar.

O alcoolismo, por exemplo, é um dos maiores responsáveis por problemas que vão ao oposto do sentimento de felicidade. Já o relacionamento com a figura materna, considerado desde a infância, pode ser decisivo para um futuro melhor.

 E o dinheiro, será que é capaz de deixar alguém feliz da vida? Não foram poucas as pesquisas que se debruçaram sobre o tema. A mais recente, realizada pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), órgão estatístico oficial britânico, aponta que sim.

De acordo com os resultados do estudo, o nível de bem-estar e satisfação pessoal tendem a ser maiores conforme cresce a riqueza de sua família. Ao mesmo tempo, a ansiedade costuma diminuir.

Mas a pesquisa faz uma distinção importante: nem todos os tipos de patrimônio têm a mesma influência sobre a felicidade. A posse de bens, sejam eles imóveis, carros ou antiguidades, por exemplo, não colabora tanto para a satisfação quanto a disponibilidade de riqueza líquida financeira, que se traduz em poder de compra imediato.

feliz da vida

Estar perto de quem você gosta costuma resultar em felicidade. Foto: iStock, Getty Images

Fique feliz da vida e aproveite

Mas, mesmo considerados todos os dados já apurados em pesquisas, ser feliz da vida ainda é um estado bastante subjetivo, que depende da sua capacidade de encontrar aquilo que realmente faz bem e é capaz de dar uma motivação extra para começar cada novo dia.

Aprenda, por exemplo, a apreciar sua própria companhia. Afinal, nada melhor do que entender a felicidade por você mesmo e depois poder compartilhá-la. Também reserve um bom tempo em sua vida para aquelas pessoas que fazem bem quando estão por perto.

Outro segredo importante é entender que você não pode controlar tudo ao seu redor – por mais tentador que possa parecer. Dê tempo para que as situações se resolvam e permita que os outros encontrem espaço para dar conta de seus próprios problemas.

E você, o que faz para ser feliz? Deixe um comentário! Também aproveite para conferir outras dicas de qualidade de vida que o Doutíssima traz para você.