Dica do Nutricionista > Nutrição

Vida saudável: veja algumas curiosidades sobre alimentação

Por Redação Fortíssima 20/03/2016

Muitas pessoas acham que, para manter uma dieta saudável, basta evitar alguns tipos de alimentos e apostar nos mais naturais. Mas nem sempre é assim. Existem algumas curiosidades sobre alimentação que podem desmentir alguns mitos comuns sobre o assunto.

Curiosidades sobre alimentação

Quer cuidar mais da sua alimentação? Confira algumas dicas e cuidados que podem ajudar você a manter uma dieta mais equilibrada e cheia de saúde.

  1. Chocolate: mais excitante que um beijo

Há um ditado bastante famoso que diz que chocolate é melhor do que sexo. Talvez não chegue a esse ponto, mas um estudo realizado pela University of Sussex indica que esse alimento é capaz de ser muito estimulante – mais do que um beijo, por exemplo.

Os pesquisadores observaram que quando ele derrete na boca, todas as regiões do cérebro recebem um impulso mais intenso. Além disso, essa sensação dura mais do que a excitação mental que se obtém a partir do beijo. Ele é capaz ainda de fazer disparar a frequência cardíaca das pessoas.

  1. Manteiga de amêndoa: gordurosa, mas amiga da dieta

Essa é uma das grandes curiosidades sobre alimentação. Embora seja considerado um alimento gorduroso, a manteiga de amêndoa é capaz de ajudar na perda de peso. É o que indica um estudo publicado no International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dois grupos de voluntários ao longo de seis meses – um deles seguiu uma dieta com 18% de gordura, enquanto outro seguiu uma dieta de 39% de gordura, sendo que esse extra foi consumido justamente a partir das amêndoas.

Os resultados mostraram que esse último grupo foi capaz de perder mais peso do que o primeiro. Engana-se quem pensa que foi pouca diferença: eles conseguiram reduzir 50% a mais da circunferência da cintura. Segundo os cientistas, isso aconteceu porque as amêndoas possuem compostos que limitam a absorção de gordura pelo corpo humano.

curiosidades sobre alimentação

Na dúvida, consulte um profissional para saber como adaptar a sua dieta. Foto: iStock, Getty Images

  1. Água: nem sempre 100% pura

Frequentemente você deve ouvir conselhos sobre a necessidade de aumentar a ingestão de água, geralmente acompanhados de explicações sobre o quanto ela é benéfica para o nosso organismo e o funcionamento do corpo em geral. Realmente, inúmeros estudos já comprovaram os benefícios desse líquido.

Acontece que é preciso ter cuidado na hora de escolher a marca. Isso porque algumas das águas engarrafadas que encontramos em supermercados podem conter mais de 24 mil substâncias químicas suspeitas – e parte delas perigosa para o organismo. É o que indica um estudo conduzido por pesquisadores da Goethe University Frankfurt, da Alemanha.

  1. Café: deve ser evitado antes de dormir ou terá problemas no dia seguinte

Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine sugere que tomar café à noite, antes de dormir, traz consequências que vão bastante além da simples dificuldade para pegar no sono. Ele é capaz de afetar o dia seguinte e até mesmo a sua saúde.

Os pesquisadores observaram que tomar um expresso duplo até três horas antes de dormir é capaz de atrasar a produção de melatonina – hormônio responsável pelo sono – em até 40 minutos.

Isso já é o suficiente para alterar seus ritmos e relógio circadiano – que deixarão as tarefas do dia seguinte, como acordar e se manter desperto, um tanto quanto difíceis. Eventualmente, esse não é um problema. Quando frequente, porém, é capaz de debilitar o sistema imunológico e deixá-lo mais suscetível a vírus e bactérias.

E aí, gostou das curiosidades sobre alimentação? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!