Nutrição > Receitas

Aprenda a fazer um delicioso bolo de Páscoa

Por Redação Fortíssima 21/03/2016

Nada mais tradicional nessa época do ano do que esperar os ovos de chocolate trazidos pelo coelhinho. Mas você já pensou em variar e adicionar um toque doce a mais na tradição? O bolo de Páscoa pode ser uma alternativa para presente ou até mesmo a sobremesa do almoço em família.

Bolo também pode ser um ótimo presente

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Páscoa de 2016 será a mais cara dos últimos 13 anos. Os ovos de chocolate, por exemplo, tiveram um aumento de mais de 13%, se comparados a 2015.

Uma opção mais econômica é preparar algo em casa. Os bolos de Páscoa são uma tradição em várias partes do mundo. Para os ingleses, o bolo Simnel não pode faltar nessa época. Ele tem como característica uma decoração peculiar, com 11 bolas de marzipã no topo, que representam os discípulos de Jesus, menos Judas.

Outros países que também têm a tradição de servir bolos doces de Páscoa são a Polônia, onde é conhecido como baba, e a República Checa, chamado de babobka. É possível usar todas essas ideias e preparar algo personalizado.

bolo de Páscoa Simnel

O bolo Simnel é uma tradição entre os ingleses durante a Páscoa. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um bolo de Páscoa

Veja uma receita de bolo Páscoa para você presentar ou servir nesse dia tão especial. Não esqueça que a decoração também é importante e pode dar todo o clima que a data merece.

Receita de bolo Simnel

Ingredientes

230g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

175g de manteiga sem sal e amolecida

175g de açúcar mascavo

4 ovos

50 g de amêndoas moídas

350 g de frutas secas

100g cerejas em calda

100g de chocolate 70% cacau

2 colheres de sopa de leite

450g marzipã branco

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180°C e unte uma forma com farinha. Reserve até que ela seja necessária. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme – fica a seu critério usar uma colher de pau ou uma batedeira.

Gradualmente, adicione os ovos, batendo bem após cada adição. Coloque as amêndoas moídas e a farinha com o último ovo. Por fim, acrescente as frutas secas, o fermento, o chocolate picado e as cerejas.

Quando tudo estiver bem misturado, coloque a metade da mistura na forma previamente preparada e espalhe. Agora use um rolo e faça uma cama de marzipã, colocando-a sobre a forma.  

Adicione o resto da mistura do bolo. Asse no forno preaquecido até dourar. Teste inserindo um palito no meio – se ele sai limpo, está pronto. Uma vez cozido, retire do forno e deixe esfriar.

Pincele o topo do bolo frio com algum tipo de geleia. Divida o restante do marzipã ao meio e faça um círculo para cobrir o topo do bolo. Com a outra metade, faça 11 pequenas bolas. Pronto, agora é só saborear.

E aí, gostou do bolo de Páscoa? Deixe o seu comentário! Também não deixe de conferir todas as outras receitas que o Doutíssima traz para você.