Bem-Estar > Dia a Dia

Confira dicas para criar uma linda decoração de Páscoa

Por Redação Fortíssima 22/03/2016

A decoração de Páscoa é sempre muito especial, pois ajuda a criar atmosfera da data que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Há várias possibilidade de elementos decorativos para inovar e se divertir, especialmente com as crianças, criando enfeites artesanais alegres e charmosos.

Cercada de simbologias, a Páscoa nos remete a diversos elementos característicos: a cruz, o ovo e os coelhos. Cada um deles possui um significado próprio, geralmente ligado a virtudes como redenção, renovação e vida nova. Por isso, a dica é deixar a criatividade rolar solta.

Prato com decoração de Páscoa

A decoração de Páscoa pode estar nos detalhes. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de decoração de Páscoa

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível ter uma decoração elegante em casa sem gastar muito. Através de simples detalhes, o ambiente ganha um ar intimista e aconchegante. Quer ver como? Então confira algumas dicas de decoração de Páscoa.

Flores

Todo mundo sabe que as flores têm um aroma especial e alegram o ambiente. Por isso, distribua alguns arranjos em pontos estratégicos, para enfeitar os espaços. Algumas simples florzinhas amarelas do campo já cumprem com o propósito de perfumar a casa.

Coelhos

Para as crianças, o coelho da Páscoa representa algo mágico. Por isso, se você tem filhos, não deixe de incluir referências a ele na decoração. É possível usar bichos de pelúcia, confeccionar coelhos com botões ou colar orelhinhas em um pequeno ovo e fazer o desenho dos olhos e dos bigodes.

Para dar um ar de mistério em relação à chegada do coelho na Páscoa, outra alternativa é colar o desenho de algumas patas no chão, formando um caminho até o ninho. Os pequenos vão ficar intrigados e adorar.

Cruzes

A cruz é um elemento fundamental na Páscoa, especialmente nas famílias católicas. Há versões mais sóbrias ou soturnas desse símbolo e cabe a você escolher qual combina mais com a sua decoração.

Talvez um modelo que contenha uma frase bonita ou que seja mais colorido possa ser um atrativo para as crianças – e uma oportunidade para você explicar a elas o real significado da data.

Ovos

Símbolos de vida nova, os ovos permitem uma decoração linda de Páscoa. Você pode pintá-los – com ajuda das crianças – e fazer com que fiquem bem coloridos. Ou até encher com amendoim doce ou confeitos, para dar aos amigos. Basta ter à disposição tintas, pinceis, cascas de ovos e muita criatividade.

Outros truques para enfeitar o lar

Se você pretende tornar o ambiente mais aconchegante na Páscoa, mas não tem disposição para confeccionar seus próprios enfeites, saiba que alguns detalhes já podem fazer toda a diferença. Por exemplo: dispor algumas taças com confetes coloridos na mesa é uma forma de tornar a atmosfera mais descontraída.

Outra opção é colocar velas na mesa ou também servir aqueles bolos de caneca em taças coloridas e alegres, com fitinhas amarradas. Cestinhas de palha com doces e flores do campo ajudam a compor a atmosfera da Páscoa. São gestos simples, mas que tornam a data muito mais especial, junto daqueles que você ama.