Bem-Estar > Dia a Dia

Saiba como economizar água e ajudar o planeta

Por Redação Fortíssima 22/03/2016

A crise hídrica, que antes parecia tão distante, já mostrou ao Brasil que é uma realidade próxima. De acordo com as estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), ela poderá afetar dois terços da população mundial até 2025. A saída é fazer a sua parte e aprender como economizar água, seja no trabalho ou nas atividades domésticas.

O consumo de água no mundo, segundo a ONU, varia muito em diferentes partes do planeta. No total, a agricultura detém 70% da utilização do recurso, seguida pela indústria (22%) e pelo uso doméstico e comercial, que representa 8%.

Nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, a maior parte do uso (59%) está ligado à indústria. Nos subdesenvolvidos, por outro lado, é a agricultura que domina com 82%.

aprenda como economizar água

Atualmente, cerca de 768 milhões de pessoas já não têm acesso à água potável. Foto: iStock, Getty Images

Dicas sobre como economizar água

De acordo com a recomendação da ONU, o consumo ideal de água por dia é de até 110 litros por habitante. Nas capitais brasileiras, que representam o maior índice de utilização do recurso natural, a média chega a 150 litros diários. Ou seja, 36% a mais.

Os problemas com abastecimento e falta de água nos reservatórios de boa parte do Sudeste do país, principalmente na cidade de São Paulo, serviram de alerta. Com a proximidade do inverno, uma estação tradicionalmente mais seca, a recomendação é utilizar o recurso com consciência. Algumas dicas podem ajudar:

  1. Quando estiver escovando os dentes, desligue a torneira. Pode parecer besteira, mas uma pessoa pode economizar até 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida com esse hábito. 
  1. Se duas pessoas em cada residência da Grande São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo de banho, seria possível economizar até 13,4 bilhões de litros de água por mês? Isso poderia abastecer uma população maior que a de Salvador. Por isso, a dica é tomar banhos rápidos e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.
  1. Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não está pingando. Ao longo de um ano inteiro, essas gotinhas podem representar o desperdício de 16 mil litros de água limpa e tratada – além de R$ 1.200 a mais na sua conta.
  1. A limpeza da casa, da calçada e do carro é outro ponto que exige atenção. Uma mangueira comum de uso residencial, com três quartos de polegada, gasta 600 litros de água a cada trinta minutos, cerca de quatro vezes mais que o total que uma pessoa deveria consumir por dia.

Educação para evitar o desperdício

Se não houver mudanças de hábitos a curto prazo, além de metade da população contar com problemas de abastecimento, a situação de 768 milhões de pessoas que já não têm acesso à água potável se tornará ainda mais complicada. Por isso, aprender como economizar água é vital.

A educação para eliminar o desperdício começa em casa. Uma dica é sentar com toda a família e propor uma análise da conta de água. Observe quanto todos consomem e identifique os pontos em que seria possível economizar. A partir daí, proponha uma meta para reduzir o uso. É uma forma criativa de estimular o consumo consciente.