Nutrição > Receitas

Chocolate vegano é opção para esta Páscoa

Por Redação Fortíssima 24/03/2016

Se você não consome produtos e alimentos de origem animal, pode ter um certo problema para encontrar guloseimas de Páscoa. Afinal, o leite entra como um dos ingredientes principais na maioria dos modelos oferecidos no mercado. Uma alternativa é fazer um chocolate vegano em casa. Além de tudo, você ainda economiza.

Entenda o conceito

Muitas pessoas costumam confundir os conceitos de ser vegetariano e vegano, mas a verdade é que há diferenças entre ambos. Para que não restem dúvidas, saiba que os vegetarianos não comem qualquer tipo de carne.

Os veganos, por sua vez, vão além e cortam de sua alimentação e hábitos todos os produtos de origem animal – comer ovos e usar de peças em couro, por exemplo. No caso do chocolate, o problema é o leite. 

Vale saber que há inúmeros benefícios associados ao veganismo. Um artigo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition indica que pessoas que seguem uma dieta vegana são mais magras, possuem menos colesterol total e LDL (o mau colesterol) e ainda menor pressão sanguínea. Como resultado, elas têm uma melhor saúde cardiovascular.

chocolate vegano com cacau

Você pode enrolar bolinhas de chocolate e passá-las no cacau em pó. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um chocolate vegano nessa Páscoa

Existem muitas formas de preparar um chocolate sem produtos de origem animal, alguns usando até mesmo ingredientes inusitados, como o feijão. Porém, é possível também criar uma receita bem parecida com a tradicional. Com ingredientes simples, você será capaz de preparar um chocolate vegano delicioso e ter seus próprios ovos, bombons e o que mais você desejar.

Ingredientes

1/2 xícara de cacau em pó

3 colheres de sopa de adoçante líquido (ou glicose de milho)

1 xícara com manteiga de cacau picada

Modo de preparo

Em primeiro lugar, você deve picar a manteiga de cacau em pedaços bem pequenos. Derreta-a em banho-maria, cuidando para mexer constantemente. Depois que esse passo estiver pronto, adicione os demais ingredientes e os misture bem por alguns minutos.

Despeje o conteúdo em um recipiente que possa ser levado ao freezer. Para quem não tem forminhas específicas em casa, uma boa dica é usar formas de gelo. Depois que a mistura estiver fria, coloque-a no freezer por aproximadamente dez minutos – ou até endurecer. Pronto, agora basta desenformar.

Para quem tiver dificuldades em encontrar manteiga de cacau em supermercados, saiba que é bastante fácil de achar em lojas especializadas de confeitaria. Quanto à receita, é possível incrementá-la do seu modo – adicionando castanhas, por exemplo.

E aí, gostou da receita? Deixe o seu comentário. Também aproveite para conferir outras delícias de Páscoa que o Doutíssima sugere para você.