Dieta > Nutrição

Legumes para dieta: saiba quais alimentos consumir

Por Redação Fortíssima 25/03/2016

Em um cardápio elaborado para a redução de peso, alguns grupos de alimentos costumam ser os mais indicados. Principalmente aqueles orgânicos, frescos e naturalmente saudáveis. É por isso que os legumes para dieta são fundamentais: além de nutrir, eles ajudam a reduzir a fome e a estimular o emagrecimento.

frutas e legumes para dieta

Em conjunto com as frutas, os legumes podem ser bons aliados da dieta. Foto: iStock, Getty Images

8 legumes que ajudam a emagrecer

As vantagens dos legumes para dieta – também indicados quando o objetivo não é perder peso – se relacionam com a sua capacidade de acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura. Além disso, mantêm o corpo saciado por mais tempo, fazendo a fome diminuir. Veja oito deles e seus respectivos benefícios.

Feijão

Muitos nutricionistas defendem que o prato típico do brasileiro pode ser muito saudável. Isso porque o feijão contém uma alta concentração de fibra solúvel, que garante a sensação de saciedade ao organismo. Melhor ainda o arroz branco da combinação tradicional for substituído pelo integral.

Brócolis

O brócolis tem muitas propriedades nutritivas: é rico em proteínas, diurético e auxilia na saciedade. Por isso, é um ótimo aliado da perda de peso. Não deixe de incluir esse alimento também na dieta das crianças.

Rabanete

Poderoso desintoxicante, o rabanete tem alto teor de água, é rico em enxofre e vitamina C. Além disso, contém fibras que aumentam a saciedade e muito poucas calorias. Por isso, é ideal se você quer emagrecer.

Cenoura

A grande vantagem da cenoura é que ela é rica em vitamina A, C, B2 e B3. Além disso, tem bastante fibras, ajuda a desinchar e facilita o trânsito intestinal, proporcionando também mais saciedade. Além disso, é bem pouco calórica: 100g de cenoura representam apenas 42 calorias.

Abobrinha

Ela é recomendada, principalmente, para quem retém muito líquido. Além de facilitar a eliminação das toxinas, a abobrinha faz você se sentir mais leve. Também é pouco calórica: são cerca de 33 calorias em uma porção de 100g.

Repolho

O repolho é um alimento extremamente nutritivo, fonte de cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e vitaminas C, K e A. Não deixe de incluir na sua alimentação.

Lentilha

Com diversos benefícios sugeridos, a lentilha é rica em fibras, proporciona saciedade e ajuda no combate à anemia, retardando também o envelhecimento precoce e diminuindo os níveis de colesterol ruim. Não consuma só no ano novo, mas sim o ano inteiro.

Beterraba

Fonte de vitaminas e minerais como magnésio, potássio e ferro, a beterraba é aliada da saúde e da dieta, pois prolonga a sensação de saciedade.  Suas fibras também garantem o bom funcionamento do intestino.

Legumes para dieta dos brasileiros

No cenário atual, as perspectivas em relação ao consumo de legumes na dieta dos brasileiros não são as melhores. Mas há alguns indicativos de que a situação possa melhorar.

Por um lado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das crianças brasileiras não consomem a quantidade de legumes recomendada. Em contraponto, há também uma perspectiva mais otimista, que parte da democratização de informações sobre a alimentação saudável.

Segundo a Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo, o consumo de alimentos frescos, como legumes, frutas e verduras, chegou a ter um crescimento médio de 60% no último ano.

E você, está consumindo legumes para dieta diariamente? Qual é o seu preferido? Deixe um comentário.