Bem-Estar > Qualidade de vida

Significado da Páscoa promove o sentimento de esperança

Por Redação Fortíssima 25/03/2016

Uma das celebrações mais importantes para os cristãos, o principal significado da Páscoa é relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo, trazendo a esperança de uma vida nova. Com o passar do tempo, no entanto, a data ganhou novos conceitos, símbolos e festejos, de acordo com o costume de cada povo.  

significado da Páscoa

A Páscoa é comemorada de diferentes maneiras em vários lugares do mundo. Foto: iStock, Getty Images

Origem e significado da Páscoa

Antes de estar associada à ressurreição de Jesus, o significado da Páscoa marcava a transição entre inverno e primavera no Hemisfério Norte. A data simbolizava a ideia de passagem de uma época de escuridão e frio para uma fase de luz e vida. Não é à toa que o termo Páscoa vem do latim Pascha, que deriva do hebraico e significa a passagem.

No cristianismo, as comemorações referentes à data começam na Sexta-Feira Santa, em que é celebrada a crucificação de Jesus. O término acontece no Domingo de Páscoa, que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul). 

O significado envolve ainda diversos outros símbolos representativos. O principal deles é o coelho, que vemos em todos os lugares durante a época. Ele faz referência às comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera, pois o animal representava a fertilidade e o ressurgimento da vida.

O ovo também se tornou uma representação do significado da Páscoa, pelo mesmo motivo, e hoje é considerado um símbolo do recomeço da vida.

Comemorações da Páscoa no mundo

A data é comemorada nos quatro cantos do mundo, principalmente pelos países com fortes influências do cristianismo. No Brasil, essa é a religião mais comum e abrange 87% da população, segundo o Censo 2010.

O significado da Páscoa está relacionado com a esperança de uma vida nova, com paz e amor entre os homens e a renovação da fé de um mundo melhorHoje ela representa uma oportunidade de incentivar a aproximação familiar, com celebrações que reúnem todos aqueles que amamos.

No Brasil e na maior parte dos países da América Latina, a comemoração é feita com a troca de ovos de chocolate, em que as crianças fazem seus ninhos e esperam a chegada do coelho da Páscoa.

Na Europa, as tradições também são parecidas e incluem a decoração e outras brincadeiras com os ovos de Páscoa. Na China, por outro lado, são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas com refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.