Gestante > Gravidez e Filhos

Músicas para parto ajudam a driblar a ansiedade

Por Redação Fortíssima 26/03/2016

Os sons que ouvimos têm influência na nossa mente. Sua canção favorita, por exemplo, afeta diferentes partes do seu cérebro, conforme sugere um estudo publicado no periódico ScienceDirect. Assim, ela tem o poder de aflorar as emoções. É por isso que escolher músicas para parto pode ser benéfico para você e o bebê.

O ideal é elaborar uma playlist com músicas positivas, que remetam a boas lembranças ou até que ajudem a relaxar. Quando a hora estiver próxima e você for arrumar a mala da maternidade, também dedique um tempinho para a seleção das canções que vão embalar esse momento especial.

músicas para parto ajudam a acalmar

Músicas que remetem à história do casal são opção. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de músicas para parto

A escolha de músicas para parto é muito pessoal. Afinal, cada pessoa naturalmente já possui um gosto musical específico. A dica é começar pensando em canções significativas, que relembrem a história do casal, momentos importantes na gravidez e, claro, aquelas que trazem fé e ajudam a descontrair.

Há, por exemplo, mamães em trabalho de parto que preferem ouvir músicas havaianas, para soltar os quadris e afastar a tensão. Já as adeptas de canções sentimentais pode fazer uma seleção de clássicos cantados artistas brasileiros, como Maria Bethânia, Cássia Eller, Caetano Veloso e Nando Reis. Há diversas possibilidades.

Opções internacionais também podem compor a lista. De John Mayer e Coldplay aos clássicos do Pink Floyd, vale misturar tudo que emociona e tranquiliza você.  A sugestão é fazer uma verdadeira miscelânea mesmo.

Caso não tenha muito conhecimento sobre como fazer uma playlist de música, saiba que hoje não faltam alternativas de programas e aplicativos. Há serviços de streaming  em que alguns usuários já compartilham listas de músicas prontas: umas mais descontraídas e outras eruditas, incluindo compositores como Bach, Mozart e Beethoven.

Se você não é adepta do Ipod ou do computador, o bom e velho CD não deixa de ser opção. No caso de um parto em casa, a organização para ouvir música é mais tranquila. Já no hospital, o ideal é verificar com a equipe médica a possibilidade de reproduzir suas canções favoritas na preparação para o parto.

Dicas para relaxar antes do parto

Se você não é fã de músicas como forma de abstração, saiba que há outras alternativas para ficar mais tranquila antes do parto e driblar a ansiedade. Além das técnicas de respiração, massagens relaxantes e até mesmo a água quente do chuveiro ajudam qualquer pessoa a se sentir menos receosa e apreensiva.

Outra dica é praticar atividades físicas durante a gravidez . Podem ser caminhadas, pilates ou yoga, que ajudam a trabalhar a mente e corpo para a hora do parto. Tudo, é claro, com o conhecimento do seu médico.

Ler sobre o assunto e conversar com outras grávidas também é uma alternativa para compreender melhor o que esperar do trabalho de parto. Assim, você estará mais preparada e menos receosa.