Gestante > Gravidez e Filhos

Contrações de Braxton Hicks não devem causar preocupações

Por Redação Fortíssima 27/03/2016

Está grávida e teve aquele arrepio quando os músculos do seu útero deixaram sua barriga dura por alguns segundos? Chamadas de contrações de Braxton Hicks, falsas ou de treinamento, elas não acontecem com todas as gestantes, mas são comuns. O mais importante é que não há motivos para se preocupar.

As contrações falsas podem ser facilmente diferenciadas das verdadeiras, que indicam o início do trabalho de parto. Além disso, é possível adotar alguns cuidados para que elas não aconteçam e nem causem incômodos ou preocupações desnecessárias.

contrações de Braxton Hicks

As contrações falsas podem ser aliviadas facilmente, evitando causar incômodos. Foto: iStock, Getty Images

Como funcionam as contrações de Braxton Hicks

As contrações de Braxton Hicks surgem aleatoriamente e costumam ser indolores, deixando a barriga dura por um período de 30 a 60 segundos. Geralmente, isso acontece por volta da metade da gravidez, a partir de 16 semanas, e é considerado uma espécie de treino do corpo para o trabalho de parto – embora sua presença não seja uma regra.

As contrações receberam esse nome em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que descreveu a situação pela primeira vez, em 1872. Uma das principais preocupações das futuras mamães é saber como diferenciar as contrações falsas das contrações de verdade, que indicam que está na hora do nascimento.

As contrações de Braxton Hicks acontecem só algumas vezes por dia e não mais que duas vezes por hora. Normalmente, elas param quando a gestante muda de atividade ou de posição. Ao passar muito tempo sentada, por exemplo, a condição pode surgir, mas basta levantar e caminhar para que ela pare.

Elas também são irregulares e costumam durar menos de um minuto, sem aumento de intensidade. Podem atingir só uma parte da barriga e serem deflagradas pelos movimentos ou pela posição do bebê.

Já as contrações de verdade são mais longas, regulares e doloridas, cada uma vindo mais forte que a anterior, além do intervalo entre elas ficar cada vez menor. Elas não melhoram ao mudar de posição, atingem a barriga inteira e até as costas.

Como evitar o incômodo das contrações falsas

É comum que as contrações de Braxton Hicks sejam desencadeadas quando a mulher faz alguma atividade específica, como carregar peso. Em outros casos, pode ocorrer porque a bexiga está cheia demais.

Além de evitar essas situações, algumas atitudes ajudam a aliviar o incômodo quando as contrações falsas surgem, como ir ao banheiro fazer xixi, mudar de atividade ou posição, tomar água ou ainda aproveitar um banho morno.

As contrações só devem ser motivo de preocupação quando forem acompanhadas de secreção vaginal parecida com água ou sangue, pois podem ser sintomas de rompimento da bolsa ou de problemas com a placenta.

Ao sentir mais de três ou quatro contrações em uma hora ou se elas estiverem vindo em intervalos regulares, também é preciso procurar um médico. Afinal, vale ter todo o cuidado e manter o bebê em segurança.