Especialidades > Saúde

Derrame ocular não causa complicações, mas exige atenção

Por Redação Fortíssima 28/03/2016

O aparecimento de uma mancha vermelha nos olhos pode assustar, mas a situação é bastante comum e mais simples do que pode parecer. Ela não atinge o interior do olho e nem afeta a visão. As causas do chamado derrame ocular são variadas e até mesmo coçar os olhos com mais força ou por muito tempo pode provocar o problema.

Existem tratamentos que ajudam a eliminar a manchinha, mas ela geralmente se cura sozinha, desaparecendo em cerca de 10 a 14 dias, mesmo sem cuidados específicos. Porém, é importante ficar atento ao aparecimento de dor ou qualquer alteração na visão. Nesse caso, é bom procurar um médico.

Causas e sintomas do derrame ocular

Também chamado de hiposfagma, o derrame ocular ocorre quando um dos minúsculos vasos sanguíneos localizados nos olhos se rompe. Isso acaba causando uma mancha vermelha de sangue na conjuntiva, uma fina película transparente que recobre a parte branca dos olhos, chamada de esclera.

Além do aparecimento da mancha vermelha na parte branca do olho, outros sintomas que podem surgir são irritação e sensação áspera na superfície do olho. Entre as causas, o derrame ocular pode ter origem em processos irritativos, alérgicos, traumáticos ou infecciosos.

Situações comuns que provocam o problema são traumas como coçar ou esfregar os olhos, esforços ou atividades físicas intensas, tosse prolongada, espirros repetidos, forçar muito para evacuar, episódios de vômitos, infecções oculares graves e cirurgia no olho ou pálpebra.

É bastante comum também que ocorram episódios de derrame ocular em bebês, na maioria das vezes causados pela própria criança ao coçar o olho ou fazer certos esforços, como espirrar ou tossir. Em geral, os casos não são sérios e o sangue no olho acaba desaparecendo sozinho.

Caso a mancha persista e o bebê apresente outros sintomas, como febre, um médico deve ser consultado, pois pode ser sinal de alguma infecção no olho como a conjuntivite.

derrame ocular

Manchas vermelhas são o principal sintoma do problema. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar e evitar o problema

Os tratamentos que ajudam a acelerar a cura do derrame ocular consistem em aplicar compressas de água fria no olho, duas  vezes ao dia, e lágrimas artificiais, para diminuir o desconforto e o risco de um novo sangramento. Além disso, não é recomendado o uso de aspirinas e anti-inflamatórios.

Na maioria das vezes, não é necessário fazer nenhum tipo de tratamento, pois o sangue acaba sendo reabsorvido de forma natural após alguns dias. Porém, é sempre indicado procurar um médico oftalmologista, principalmente se surgir qualquer alteração na visão acompanhada de dor.

O profissional fará exames para identificar se o derrame realmente é superficial e atingiu apenas a conjuntiva e se não é um caso de derrame intraocular, que está associado à lesões na retina e causa alterações na visão, que podem se tornar mais sérias e exigem cuidado.