Gestante > Gravidez e Filhos

Fisioterapia de períneo: veja as indicações e benefícios

Por Redação Fortíssima 28/03/2016

Os músculos da região pélvica, que ficam ao redor da uretra, vagina e ânus, possuem funções importantes para a vida sexual e também para a saúde da mulher. Com a fisioterapia de períneo, que inclui uma série de exercícios, é possível fortalecer a musculatura e garantir diversos benefícios.

Entre eles está a melhora do tônus muscular da região e o aumento da sensação de prazer no sexo, além de ajudar na preparação do corpo para a hora do parto.  

Fisioterapia de períneo

Os movimentos podem ajudar a preparar o corpo para o parto. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a fisioterapia de períneo

O chamado assoalho pélvico é formado por um grupo de músculos e ligamentos localizados na região da uretra, vagina e ânus. A principal função da musculatura é sustentar os órgãos internos, como útero e bexiga, e evitar a incontinência urinária. Além disso, os músculos também exercem uma função importante para a saúde sexual.

Como qualquer outro músculo do corpo, com o tempo, o períneo fica mais fraco e perde tônus muscular. Uma das consequências possíveis é a dispareunia, que é a dor intensa durante e após o sexo, além da redução do orgasmo.

Para evitar que isso aconteça, é indicado adotar a fisioterapia de períneo, com exercícios simples e que podem ser feitos de forma prática e rápida, mesmo em casa. Eles proporcionam o fortalecimento da região e ativam a circulação, aumentando a sensibilidade, o que contribui para aumentar o prazer.

A fisioterapia de períneo também ajuda a preparar o corpo para o parto, além de contribuir para uma boa recuperação após o nascimento do bebê. Ainda atuam como analgésico natural em dores pélvicas crônicas como a endometriose e prolapso dos órgãos pélvicos.

Dicas de exercícios pélvicos

A maneira mais simples de fazer a fisioterapia de períneo e fortalecer a musculatura da região é fazendo contrações, como se estivesse segurando o xixi. Os movimentos podem ser feitos em qualquer posição, sentada, deitada, de lado ou em pé.

Pode começar com contrações lentas, cuidando para movimentar somente a musculatura do períneo. Contraia por seis segundos e, em seguida, relaxe por dez segundos, repetindo o exercício dez vezes.

Na contração rápida, basta fazer o mesmo movimento, mas rapidamente. Faça seis contrações de um segundo, contraindo e soltando, e em seguida relaxe por dez segundos. Repita esse exercício também 10 vezes.

É indicado fazer as contrações em diferentes posturas, até mesmo durante uma caminhada ou fazendo movimentos sobre uma bola suíça. Além de trabalhar a mobilidade da pelve e o conhecimento do próprio corpo, essas variações exercitam os músculos da região de maneiras diferentes, conseguindo resultados ainda melhores.

A fisioterapia de períneo também pode ser feita com acessórios, como o cone vaginal, um pequeno peso que varia de 20 gramas a 100 grama. É indicado começar com o mais leve e aumentar aos poucos. O cone deve ser usado por alguns minutos, durante atividades como caminhadas, aula de yoga ou afazeres domésticos, basta sustentá-lo sem deixar cair.

Outra opção são as bolinhas de ben wu, que também devem ser sustentadas no canal vaginal durante a realização de atividades aeróbicas, provocando uma vibração na região e ativando os músculos do assoalho pélvico.

E aí, o que achou da fisioterapia de períneo? Conte para a gente! Aproveite para conferir mais dicas de exercícios que o Doutíssima traz para você.