Nutrição > Receitas

Veja como preparar uma receita saudável de arroz-doce integral

Por Redação Fortíssima 30/03/2016

As sobremesas tradicionais podem não ser das mais elaboradas, mas estão sempre entre as mais saborosas. O problema é que isso também pode significar uma dose extra de calorias. Para quem não abre mão dessas guloseimas caseiras, a dica é usar a criatividade. O arroz-doce integral, por exemplo, pode substituir a receita original.

Integral x branco

Para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, o arroz branco pode ser um problema. Mas se você já o substitui pela versão integral no almoço, por que não fazer o mesmo com a sobremesa? Os benefícios são muitos.

As vantagens à saúde são parcialmente creditados ao modo como ele é produzido. Você sabe qual é? É que no arroz branco é retirada a casca e o farelo, substâncias positivas para o organismo, justamente para deixá-lo com a cor branquinha e atrativa.

Já no caso do arroz integral, apenas a casa do grão é removida durante a produção. Isso deixa o valor nutricional do grão intacto. Tanto é assim que você é capaz de transformar seu arroz integral em arroz branco, bastante para isso polir o grão – embora esse processo acarrete perda de nutrientes.

Quando há essa transformação, a perda de substâncias positivas é significativa: vão embora grandes quantidades de vitaminas B, metade do manganês, do fósforo e do ferro, bem como toda fibra dietética e ácidos graxos essenciais.

Em um novo estudo, pesquisadores da Harvard School of Public Health descobriram que comer cinco ou mais porções de arroz branco por semana foi associado a um risco aumentado de diabetes tipo 2. Em contrapartida, comer duas ou mais porções de arroz integral por semana foi associado a um menor risco da doença.

Arroz-doce inetgral com canela

A versão integral pode ser tão saborosa quanto a receita tradicional. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar o arroz-doce integral

Quer uma receita mais leve dessa sobremesa tradicional? Basta utilizar a versão integral do arroz em suas receitas. Mudando ainda outros ingredientes é possível tornar a receita menos calórica e uma verdadeira amiga da dieta.

Veja como preparar um delicioso arroz-doce integral, que pode ser usado em seu lanche. Quem sabe você até não conquista a família inteira com esse segredo especial? Vale experimentar.

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz integral

5 xícaras (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar mascavo

500 ml de leite desnatado

Canela em pau e cravo a gosto

Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Cozinhe o arroz integral como de costume, mas sem adicionar sal. Lembre-se que ele pode demorar um pouco mais até ficar no ponto. Enquanto isso, coloque o leite e o açúcar mascavo em uma panela e ferva junto com a canela em pau e os cravos.

Aos poucos, vá mexendo o arroz e adicionando a mistura de leite e açúcar, como se fosse um risoto. Deixe ferver até ficar cremoso e sirva em seguida com canela salpicada por cima.

E aí, o que achou da receita de arroz-doce integral? Deixe o seu comentário! Também aproveite para conferir outras sugestões de sobremesas que o Doutíssima traz para você.