Dieta > Nutrição

Confira dicas de alimentação para aderir ao vegetarianismo

Por Redação Fortíssima 09/09/2016

O vegetarianismo é definido como um regime alimentar que exclui todos os tipos de carne. Em outras palavras, é baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), cerca de 8% da população brasileira é vegetariana. Em números, são mais de 15 milhões de pessoas.

Há diversos motivos que levam a aderir esse modelo de alimentação. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, inicialmente existe um fator ético: no Brasil, são abatidos mais de dez mil animais terrestres por minuto. A maioria deles são frangos, porcos e bois, que têm a mesma capacidade cognitiva do que cães de estimação.

A questão socioambiental também é importante. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e por cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa. No aspecto saúde, o consumo de carnes está cada vez mais associado ao risco de doenças crônicas e degenerativas.

E você, se identifica com as causas do vegetarianismo? Veja no infográfico como aderir à dieta vegetariana:

vegetarianismo

E você, adotaria o vegetarianismo? Compartilhe a sua opinião aqui e no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!