Beleza > Maquiagem

Descubra como fazer uma linda maquiagem para senhoras

Por Redação Fortíssima 31/03/2016

Se engana quem pensa que produtos de make são apenas para mulheres jovens. A maquiagem para senhoras também pode proporcionar ótimos resultados para quem deseja atenuar sinais da idade ou apenas realçar sua beleza natural.

Mas para atingir o efeito ideal, é importante saber usar os produtos corretos e do modo certo. Em relação às peles maduras, a primeira dica é maneirar no excesso. Você pode até pensar que quanto mais aplicar no rosto, melhor será a cobertura. A realidade, porém, é justamente a contrária.

Maquiagem para senhoras

Hellen Mirren. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de maquiagem para senhoras

Quando o objetivo por trás da maquiagem é ressaltar o que há de melhor e esconder quaisquer imperfeições, a dica é começar a produção preparando bem o rosto para receber os produtos. A epiderme precisa estar limpa e livre de quaisquer resíduos. Para isso, lave-a e borrife uma água termal.

Na sequência, você vai uniformizar a pele. Para isso, o ideal é contar com o auxílio de produtos minerais. Quanto mais espessa a base, mais vão ficar marcadas as linhas do rosto. Opte por cosméticos de consistência líquida fina. Os que têm propriedades hidratantes também são indicados.

O pó compacto é um cosmético que merece atenção redobrada quando o assunto é maquiagem para senhoras. Evite ao máximo o uso desse produto, pois ele pode craquelar e acabar marcando ainda mais as rugas do rosto. Prefira usufruir apenas da base, sempre lembrando de aplicá-la com suavidade, com as pontas dos dedos.

A questão das texturas pode ser um ponto definitivo entre uma maquiagem que valoriza ou não as peles maduras. Sombras muito cintilantes, por exemplo, tendem a envelhecer. A sugestão é optar por versões mais opacas: elas ajudam a disfarçar o volume e a flacidez nas pálpebras. Tons marrons deixam a produção bem sofisticada.

A máscara para cílios é aliada das mulheres de todas as idades. Para disfarçar olhos cansados e aprofundar o olhar, aplique o produto especialmente nos cantos das pestanas. Arremate o visual com um blush suave de composição mineral, em tom pêssego, na região das maçãs do rosto. Isso garante um ar saudável à produção.

Nos lábios, a sugestão também é evitar batons com muito brilho e substituí-los pelo lápis de contorno. Ele pode ser aplicado por toda a extensão da boca, pois realça e valoriza essa parte da fisionomia.

Maquiagem e tratamento da pele

Além de ressaltar a beleza, a maquiagem pode ter outras utilidades terapêuticas nas peles maduras. Atualmente, há produtos que já contêm determinados ativos anti-idade ou com efeito lifting. Ou seja, além de disfarçar imperfeições, elas surgem como alternativa de tratamento.  

Outra opção no dia a dia é apostar nos cosméticos que contenham proteção contra raios solares. Eles ajudam a proteger as peles maduras dos efeitos danosos do sol, como manchas e o próprio câncer de pele.