Beleza > Moda

Anágua vira acessório fashion para incrementar o visual

Por Redação Fortíssima 01/04/2016

Parece que a tendência de incluir no visual elementos que antes deveriam ficar escondidos veio para ficar. Depois da moda das lingeries tomar conta do vestuário feminino, por meio do strappy bra, em 2016 é a anágua que promete entrar como peça sempre presente nas produções das fashionistas.

Nada mais do que uma armação usada por baixo das saias, a anágua é uma peça indumentária de tecido fino, que desde 1585 já era usada com o propósito de dar volume à saia ou inibir transparências. Se até então ela ficou restrita à intimidade, os editoriais de moda mais recentes indicam que poderá entrar como elemento protagonista do visual.

anaguá

A ex-BBB Francieli Medeiros entrou na moda. Foto: Instagram, Reprodução

Como usufruir da anágua?

A delicadeza das rendas, cetins, tules e sedas está nos holofotes da moda. A trend da anágua entra para complementar essa proposta, proporcionando leveza ao dia a dia das mulheres estilosas. Serve até para dar uma atualizada nas saias, que podem substituir o vestido de uma maneira muito mais interessante.

Para acertar na composição, entretanto, é necessário ter alguns cuidados. A ideia é deixar a anágua aparecer um pouco na barra da saia, mas sem efetivamente arrastar no chão. Também é preciso escolher bem os elementos que vão complementar o look. Prefira coordenar a peça com uma regata ou um cardigã leve.

Se você quer reinar com a tendência da anágua, saiba que o diferencial entre uma produção brega e fashionista está nos contrastes. A dica é harmonizar a peça e outros acessórios estilosos, como chapéus, maxibrincos ou maxicolares. Nos pés, para arrematar, um tênis branco hit completa o visual.

A proposta, por meio desses contrastes, é evitar que o look pareça antiquado. Afinal, a anágua é uma peça histórica, que remete aos séculos passados. Os elementos contemporâneos, portanto, quebram um pouco esse conceito e dão um toque atualizado e moderno à produção.

Em relação à maquiagem, o ideal para complementar o look romântico com a anágua é optar por algo mais neutro e suave. Prefira tons de blush na cor pêssego, sombras em rosa envelhecido e batom nude. A make pode remeter à Era Vitoriana e toda a sua feminilidade, em uma produção bem conceitual.

Anágua na moda

Antigamente, o objetivo das anáguas era dar às saias um formato de abóbada, para garantir a impressão de uma cintura menor. No século 18, elas eram confeccionadas em seda e eram mais acolchoadas.

Já no século 19, com a popularização das valsas, a peça foi revivida na Europa e nos Estados Unidos, ganhado mais voltas e múltiplas camadas volumosas. As anáguas voltaram aos holofotes em 1947, quando o lendário estilista Christian Dior apresentou o New Look, uma espécie de dress code para recuperar feminilidade após a Segunda Guerra Mundial.

Assim, Dior deu vida novamente às saias com camadas e babados, fazendo com que elas se tornassem elemento fashion na década de 1950, especialmente no visual das adolescentes. Até hoje, essas peças traduzem bem a delicadeza das mulheres.

E você, usaria uma anaguá? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!