Beleza > Cabelos

Tratamento capilar: quanto tempo dura?

Por Dra. Anaflávia Oliveira 01/04/2016

Você sabe quanto tempo é necessário para perceber os efeitos de uma tratamento capilar? Antes de dar uma resposta precisa, é necessário analisar como um todo o quadro do paciente. Uma estimativa pode ser feita sobre uma média de duração explicando sempre sobre as variações existentes de uma pessoa para outra.

Fatores que influenciam no tempo de tratamento capilar

– Diagnóstico do problema capilar

– Duração do problema capilar

– Intensidade ou gravidade do quadro

– Estilo de vida

– Disciplina no uso correto das medicações e orientações

tratamento capilar

Tratamento capilar pode variar em função do paciente. Foto: iStock/GettyImages

Geralmente, a resposta de um tratamento a olho nu são 3 meses. Isso acontece devido o tempo de renovação do ciclo capilar. Nenhum tratamento atua nos fios que já entraram para a fase telógena (queda), que dura 3 meses.

Ao iniciar, novo ciclo, os fios já estão sendo tratados e é nessa fase que o paciente terá a percepção de melhora. Os 3 primeiros meses são angustiantes para o paciente, que mesmo seguindo o tratamento corretamente, se depara com a persistência da queda, mas quem persiste, verá a melhora do resultado progressivamente.

Não acreditem em promessas de mídia que prometem melhora em 1, 2 ou 3 semanas com o uso de seus produto. Se houve melhora do quadro, provavelmente, era um caso que já estava em fase de resolução espontânea, ou seja, melhora sem tratamento.

Alopecia Androgenética:

Curso: crônico e progressivo.

Nesse caso, o objetivo do tratamento não é curativo. O objetivo visa estabilizar ou retardar ao máximo a progressão do quadro de calvície. Podemos perceber após meses de um tratamento completo, o aumento da quantidade e espessura de alguns fios.

É comum nesta fase o paciente abandonar aos poucos o tratamento, o que acarretará em perda de toda a melhora. O tratamento deve ser mantido para toda a vida, mas sempre com acompanhamento médico, pois as medicações bem como suas associações e doses modificam ao longo tempo e necessitam de monitoramento.

Eflúvio Telógeno Agudo

Curso: agudo e intenso

Neste caso, a perda assusta, pois os cabelos caem de uma forma muito intensa em poucos dias e semanas. O paciente pode acreditar que em poucos dias ficará completamente careca, mas isso não ocorrerá. Medicamentos quimioterápicos, abuso de drogas, intoxicação aguda por metais pesados e estresse agudo intenso são algumas causas.

O tratamento capilar principal é a retirada do fator causal. A melhora da queda e início de reposição dos fios ocorre em 3 meses, lembrando que o cabelo cresce em torno de 0,8 a 1.2 cm por mês. Para que retorne todo o volume de cabelos, o tempo será maior. Há tratamentos complementares que aceleram esse processo e são muito bem vindos para estes casos.

Eflúvio Telógeno Crônico

Curso: Crônico (+ 6 meses de evolução) podendo ser persistente, recorrente e curativo

Neste caso, a queda ocorre por meses e meses com períodos de maior e menor intensidade, o que pode levar a falsa impressão de que esteja melhorando, mas em seguida há nova piora. Esses casos muitas vezes são de difícil diagnóstico, pois acreditem, existem milhares de causas desde metabólicas, nutricionais, digestivas, absortivas, hormonais, intoxicações, parasitárias, medicamentosas e etc.

Um tricologista experiente é fundamental para um diagnóstico precoce. Aqui, o tempo de início de um tratamento específico para cada caso faz toda diferença. A auto medicação com polivitamínicos podem ser ajudar no início, mas ao mesmo tempo mascara a causa principal dando a impressão de falsa melhora.

Dermatite Seborreica

Curso: Crônico persistente ou recorrente

O tempo de melhora da dermatite geralmente é mais rápida, entre 15-30 dias, porém se houver queda excessiva associada, esta melhora também em média com 3 meses. Não há cura definitiva, apenas controle dos sintomas e o objetivo do tratamento capilar visa a diminuição da frequência e gravidade das crises. Evitar os fatores de piora são fundamentais para evitar recorrências.

Alopecia Areata

Curso: Cura espontânea, recorrente ou crônico

Esta é a doença capilar que tem a maior variedade no tempo de resposta ao tratamento, pois pode haver cura sem tratamento capilar, 1 ou 2 episódios durante a vida que respondem e melhoram completamente com tratamento específico e até mesmo a ausência de resposta com os medicamentos sistêmicos de última geração.

Alopecias Cicatriciais:

Curso: Crônico

Por haver lesão permanente e destrutiva das células-tronco do folículo piloso, a lesão é irreversível, ou seja, não há melhora ou reversão do quadro com o tratamento. O objetivo é estabilizar a progressão ou piora da doença. Ex: Lúpus discoide, líquen plano e etc.

Em qualquer suspeita, procure o médico para que o diagnóstico seja feito o mais precoce possível, pois geralmente o tratamento capilar quando realizado já em sua fase inicial tende a evoluir melhor e mais rápido.

Dra. Anaflávia Oliveira é médica dermatologista e tricologista com certificação em Tricologia pela International Association of Tricologists (IAT) – Austrália e EUA. Professora de Pós-Graduação em Tricologia na Universidade Anhembi Morumbi e nas Faculdades Osvaldo Cruz, São Paulo. Referência Bibliográfica: Tratado de Dermatologia Fitzpatrick, Ed Revinter, 5o edição.

 Clique aqui para se cadastrar!