Dica do Nutricionista > Nutrição

Saiba como interpretar a balança e se pesar sem medo

Por Redação Fortíssima 02/04/2016

Só de olhar para a balança você já fica com medo? Pois saiba que não está sozinha: o temor em relação ao aparelho é comum no universo feminino. Segundo um levantamento realizado pelo site Groupon com mais de sete mil pessoas na América Latina, 54,9% das mulheres estão insatisfeitas e preocupadas com com o seu peso atual.

“Muita gente ainda tem medo e resistência de subir na balança”, confirma o nutricionista Breno da Silva Lozi. Mas manter uma boa relação com ela pode auxiliar no controle do peso, no processo de emagrecimento e na busca por uma vida mais saudável. De acordo com o especialista, o primeiro passo é manter lealdade a um mesmo aparelho.

Mulher na balança

Subir na balança pela manhã pode ser a melhor opção. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para usar a balança

Conforme explica Lozi, o erro mais comum que o paciente pode cometer é se pesar em diferentes balanças, pois isso pode induzir ao erro. Existem variações no valor de cada equipamento, principalmente nos eletrônicos. Uma das formas mais fidedignas para saber o peso corporal é utilizar sempre o mesmo aparelho.

Prefira utilizar a da academia, do consultório do nutricionista ou de casa, com uma data fixa a cada semana ou mês. O especialista não aconselha a pesagem diária. “O peso varia muito de um dia para o outro. Por isso, pacientes que apresentam muita ansiedade podem ficar desmotivados ao subirem na balança diariamente”, aponta.

A nutricionista clínica Fernanda Granja esclarece que não há um melhor horário para se pesar durante o dia. Mas o ideal é realizar a pesagem sempre na mesma hora, com uma roupa parecida. Uma dica é sempre utilizar vestimentas leves e ficar descalço.

Para Lozi, uma boa alternativa é subir na balança pela manhã, depois de ir ao banheiro e antes de tomar o café da manhã. Dessa forma, a retenção de líquidos e a ingestão de comida não vão influenciar no peso. Já em relação aos horários desaconselhados, ele menciona que não é uma boa ideia se pesar depois do exercício físico.

“Depois do treino, os nossos músculos estão contraídos. Isso causa um aumento de sua massa, podendo influenciar no aumento do peso. A alta ingestão de água durante a atividade física também”, alerta. Vale ressaltar que o período menstrual também pode ocasionar alterações nos números da balança.

Como interpretar a balança?

O peso apresentado na balança não é necessariamente um indicativo sobre estar magro ou gordo. “O instrumento mede a massa corporal total, ou seja, é o somatório de todos os componentes corporais – massa magra, ossos, gordura corporal e água – que reflete no equilíbrio energético-protéico do indivíduo”, diz o nutricionista.

É preciso ter em mente que o aparelho não mede somente a perda de gordura, mas sim o peso total. Segundo Fernanda, confiar somente no número da balança não é o mais indicado e pode levar a uma impressão errado sobre o seu corpo.

“A balança não leva em conta fatores críticos que contribuem para a saúde, como onde está localizada a gordura no seu corpo, a proporção de músculo, além das diferenças de sexo e composição corporal entre os pacientes”, sinaliza ela. Para interpretar os números, portanto, o ideal é contar com a ajuda de um profissional.

O nutricionista poderá fazer uma avaliação correta e precisa, através de outros aparelhos que complementam o resultado e indicando, com alta precisão, a composição corporal, o peso dos ossos, da massa magra e das gorduras de cada paciente.

E você, que dúvidas costuma ter sobre a balança? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!