Nutrição > Receitas

Gelatina cremosa é opção fácil de sobremesa

Por Redação Fortíssima 03/04/2016

Se você quer uma opção prática de sobremesa, bastam alguns poucos ingredientes para preparar uma deliciosa gelatina cremosa. Não bastasse o sabor, é possível brincar com a receita e dividi-la em camadas, como se fosse um arco-íris.

Ela também é uma boa alternativa para quem está seguindo uma dieta. Trocando alguns ingredientes, você tem à disposição uma versão mais light. Ou seja, opções para variar não faltam.

Gelatina é opção versátil para sobremesa

A gelatina é um dos doces mais icônicos da infância de qualquer pessoa. Bastante versátil, com a simples inclusão de alguns ingredientes ela deixa de ser apenas a versão tradicional que todos conhecem. Um exemplo é a gelatina cremosa.

Além de tudo, ela pode ser uma opção saudável. A gelatina é rica em colágeno hidrolisado, conhecido por seus efeitos positivos na elasticidade da pele. Segundo pesquisadores da Universidade de Tóquio, do Japão, ela é capaz de aumentar o teor de colágeno na pele em 17%.

Muitas opções disponíveis contêm açúcar, mas há versões light e diet que são capazes de ajudar quem está seguindo dieta ou tem problemas de saúde como diabetes. Isso a torna um coringa para qualquer situação. Para deixar a sobremesa ainda mais bonita, basta intercalar as cores da gelatina.

Gelatina cremosa de morango

A textura cremosa dá outra cara à sobremesa. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar uma gelatina cremosa

O modo de fazer essa receita é realmente muito fácil. Basta prepará-la com um pouco de antecedência e você terá um doce maravilhoso em casa. Além da versão tradicional, é possível fazer uma mais saudável, com menos calorias. Veja como preparar as duas.

Receita de gelatina cremosa

Ingredientes

3 caixas de gelatina de morango (ou outro sabor de sua preferência)

2 caixas de creme de leite

3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Prepare as gelatinas conforme as instruções da embalagem, mas coloque menos água, para que ela fique mais firme, e adicione três colheres de açúcar. Para finalizar, adicione as caixinhas de creme de leite e bata por dois minutos.

Coloque a mistura em taças e leve à geladeira até que fiquem bem firmes. Para deixar a receita mais colorida, depois que a primeira camada ficar firme, é possível colocar algumas a mais, mas feitas com gelatina de outra cor.

Receita de gelatina cremosa saudável

Ingredientes

1 gelatina zero (do sabor que desejar)

1 pote de iogurte desnatado

Modo de preparo

Para fazer essa versão sem o creme de leite e com menos calorias, basta ferver 250 ml de água e misturar a gelatina. Em seguida, acrescente o iogurte e bata no liquidificador, para ficar mais cremosa.

Coloque em taças e leve à geladeira até que fiquem firmes. É possível ainda preparar a gelatina conforme as instruções da embalagem e levá-la à geladeira. Depois de firme, pode bater tudo no liquidificador, junto com o iogurte. Você acaba de transformá-la em um deliciosa mousse saudável.

E você, qual receita de gelatina cremosa vai preparar? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!