Bem-Estar > Motivação

Teste vocacional pode ajudar a mudar sua carreira

Por Redação Fortíssima 03/04/2016

Escolher uma carreira nem sempre é tarefa fácil, imagina então para quem decide mudar no meio do caminho. Pode parecer assustador, mas é perfeitamente normal. Afinal, complicado mesmo pode ser passar o resto da vida dedicando seu tempo a um trabalho que não faz sentido para você. Na dúvida, um teste vocacional pode ajudar.

teste vocacional

Não tenha receio de mudar e ir em busca daquilo que você gosta. Foto: iStock, Getty Images

Fazer o que você gosta é importante

A história é bastante comum. Você se identifica bastante com uma área, mas acaba em outra completamente diferente. Pode ser por uma impressão de momento, influências externas ou mesmo aquela dúvida que não parece ter solução. Quando se dá conta, tudo que deseja é poder mudar – e nada poderia parecer mais assustador.

Parece familiar? Vale respirar fundo e se acalmar.  Um estudo mostra que a grande maioria dos profissionais que mudaram de carreira tardiamente na vida são mais felizes e ganham mais dinheiro em suas novas ocupações.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Americano de Pesquisa Econômica (AIER). Descobriu-se que 82% dos participantes que fizeram uma mudança de carreira após os 45 anos tiveram sucesso em sua transição. Além do mais, esses indivíduos relataram ser mais felizes com a nova situação.

É por isso que se você não está se sentindo confortável com a carreira escolhida, talvez seja a hora de considerar tomar outros rumos. Nunca é tarde para se trabalhar com o aquilo se gosta: em realidade, tudo o que você irá precisar é de um pouco de planejamento.

Para dar o primeiro passo o ideal é programar a transição, para logo depois refletir sobre a forma como você vai se inserir nessa nova áreaAcontece que muitas pessoas nem sempre sabem o que desejam fazer. Afinal, há inúmeros ramos profissionais de atuação. Se você está na dúvida, um teste vocacional pode ser de grande auxílio.

Como um teste vocacional pode ajudar

Há muitos aspectos para se levar em conta ao escolher uma carreira. Personalidade, habilidades, valores e ambições devem estar na lista. A questão é entender como todos esses fatores se relacionariam quando você se tornasse profissional de uma determinada área. O teste vocacional pode ajudar.

Quando você procura um aconselhamento de carreira, vai contar com um profissional treinado para ajudar a entender melhor quais são suas expectativas e possibilidades. Esses testes são projetados para combinar suas habilidades naturais com os principais componentes de carreiras específicas.

Grande parte do trabalho do conselheiro de carreira é guiá-lo através do processo de definição de metas, além de identificar os passos necessários para alcançar objetivos importantes ao longo do caminho. Tudo se soma para ajudar na missão de compreender melhor a si mesmo. 

E você, já fez um teste vocacional? Compartilhe a sua experiência com a gente! Também aproveite para conferir mais dicas sobre carreira que o Doutíssima oferece.