Muitas pessoas precisam fazer malabarismos para dar conta da rotina. É carreira, escola, amigos, família, saúde, lazer e mais um tanto de atividades que se somam a cada dia. Quando a agenda está cheia, nem sempre é uma tarefa fácil definir o que deve ser feito primeiro. Ainda assim, ter prioridades ajuda você a gerenciar melhor o tempo.
Saiba o que é importante
Primeiro de tudo, é preciso lembrar que prioridades são metas de curto prazo. Quanto mais seus objetivos representam seus valores, pontos fortes e paixões, mais provável é que você consiga alcançá-los.
Muitas pessoas estão presas a uma lista de tarefas cheia de deveres ao invés de escolhas. Por que não recriá-la para que passe a refletir situações que representam suas escolhas autênticas? Desse modo, será possível usar o tempo para descobrir o que realmente é importante para você.
Para tornar isso realidade, é preciso aprender a aproveitar bem o seu tempo. Saiba que essa gestão não se aplica apenas ao trabalho. Ela pode ser utilizada em outras atividades da sua vida, como exercícios e lazer.
Aliás, o lazer é importantíssimo. Afinal, passar muitas horas em suas tarefas rotineiras é capaz de gerar insatisfação. É o que indica um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Foi feita uma grande pesquisa com professores de nível superior. Concluiu-se que existem evidências de que muitos estão insatisfeitos com a carga de trabalho – principalmente entre aqueles que trabalham mais horas.
Defina prioridades e aproveite bem o seu tempo
Recorrer a táticas de planejamento pode ser bastante útil quando você precisa definir em sua mente o que deve ter execução imediata. Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Faça uma lista
A primeira coisa que você deve fazer pela manhã é anotar tudo o que precisa ser feito naquele dia. Depois de listar, separe os itens que possuem urgência e aqueles que não tem a mesma imediatidade.
- Mantenha-se focado
Ao definir o que é importante e precisa ser feito, escolha apenas duas ou três tarefas que realmente mereçam seu foco total. Dessa forma, você terá um prazo para completar cada uma delas – e se você fez a lista, é recomendável se concentrar em uma por vez.
- Viva suas prioridades
Manter tudo simples e estar focado torna muito mais fácil viver suas prioridades. Tire um tempo todas as manhãs para se lembrar delas e para colocá-las em sua programação. Dedique um tempo todos os dias para seus objetivos de curto e longo prazo.
- Seja flexível
Para ser capaz de priorizar de forma eficaz, você deve ser capaz de lidar com a mudança de prioridades. Em outras palavras, se em determinado momento você perceber que elas acabaram mudando, procure modificar sua programação.
E você, costuma definir prioridades? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!