Bem-Estar > Qualidade de vida

Fique por dentro das atividades da Virada da Saúde em SP

Por Redação Fortíssima 05/04/2016

A cidade de São Paulo estará ainda mais em movimento neste início de mês. Começou no último domingo, 3 de abril, e se estende até o próximo dia 10 a segunda edição da Virada da Saúde em SP. 

O evento é promovido pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, e oferece uma extensa programação. Atividades físicas e práticas corporais, palestras sobre temas relacionados ao bem-estar e prevenção de doenças, oficinas de dança, capoeira e pintura são apenas alguns dos atrativos.

Virada da Saúde em SP

O Parque Ibirapuera será palco de diversas das atividades. Foto: iStock, Getty Images

Atrações da Virada da Saúde em SP

Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Virada busca aproximar a sociedade do tema por meio da promoção de atividades em locais públicos, como é o caso de parques e estações de metrô. A proposta é levar conhecimento aos cidadãos.

Para valorizar a qualidade de vida na metrópole, o evento terá quatro principais eixos. Um deles é o médico-assistencial, que ocorre por meio de mutirões para a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias específicas.

Serão ofertados, por exemplo, testes rápidos de HIV. Técnicos também estarão disponíveis para orientar sobre os cuidados necessários com o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele pode transmitir.

Já o eixo do bem-estar se refere às atividades de esporte, lazer e nutrição. A parte do conhecimento fica por conta do viés da educação, através de palestras, jogos, painéis e bate-papos. E se o assunto é qualidade de vida, a cultura não pode faltar: exposições, teatro e filmes também integram a programação.

Em nota, o secretário municipal da saúde Alexandre Padilha afirmou que a missão da Virada da Saúde de SP é aproximar a sociedade do tema saúde e da importância de viver em um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos.

Entre os destaques da programação estão  as Viradinhas da Saúde, previstas para os dias 6, 7 e 8 de abril. Elas serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Saúde, ocupando espaços públicos para a realização de atividades culturais e educativas, como ginástica laboral e palestras com nutricionistas.

Já no dia 10 de abril, o Parque Ibirapuera será tomado por diversas ações. Aulas de dança, apresentações de teatro e coral, espaço kids, espaço pet e práticas como Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Dança Circular e Yoga serão ofertadas.

Como participar da Virada da Saúde de SP

Todas as atividades relacionadas à Virada da Saúde de SP, incluindo palestras e prática de modalidades, são ofertadas gratuitamente à população. Para participar, basta entrar no site, conferir o local e o horário de cada evento e comparecer. A programação completa já está disponível no site.

As principais atividades vão ocorrer nos espaços públicos, em hospitais, instituições parceiras e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Aproveite a oportunidade e valorize a sua qualidade de vida.

E você, já participou da Virada da Saúde em SP? Conte como foi a sua experiência! Quer saber mais sobre o assunto? Abra um tópico no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!