Amor e Sexo > Relacionamento

Infelicidade no relacionamento? Saiba como resolver

Por Redação Fortíssima 05/04/2016

O relacionamento que era só alegria agora passa por um momento de infelicidade? Todas as relações têm seus altos e baixos, mas é preciso aprender a identificar o que eles significam. Às vezes pode ser hora de dar um tempo, em outras os dois só necessitam de um pouco de reflexão e mudança.

infelicidade

Nem sempre vale a pena investir mais tempo e cuidados no relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

Sinais de infelicidade na relação

Estar em uma relação é complicado. Quando você está infeliz, por exemplo, pode ser difícil definir o motivo e o que precisa ser feito para mudar. Também pode não ser tão claro se o motivo é pessoal ou do próprio relacionamento. Na dúvida, alguns sinais podem ajudar a diferenciar.

Não importa o que você faça na vida, a primeira coisa a saber é que haverá dias bons e ruins. Com o relacionamento não é diferente. Independentemente disso, é preciso se sentir confortável em sua própria casa. Se você teme voltar para lá porque há alguém esperando, pode ser um sinal de problema.

Além disso, lembre-se de que a confiança mútua é necessária em qualquer relação. A única maneira de conquistá-la é com respeito. Quem anda constantemente bisbilhotando e questionando tudo, claramente sofre de dúvidas e ciúmes que que não são saudáveis para a vida a dois.

Clássico sintoma de problemas também é quando você imagina uma vida mais feliz sem o parceiro. Talvez esse seja um sinal claro de que você está inserida no relacionamento errado e que pode ser hora de terminar.

É possível ainda que você esteja colocando sua frustração em outras partes de sua vida.  Um estudo da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, descobriu que pessoas que atribuem mais valor a seus bens podem ser menos seguras em seus relacionamentos pessoais do que aquelas que colocam menos valor em coisas supérfluas.

Caso tenha se identificado com os sinais acima, é hora de fazer uma mudança. Acredite, o primeiro passo está dado. Reconhecer os sinais de infelicidade é imprescindível para retomar dias melhores e melhorar as coisas.

Como acabar com a infelicidade no relacionamento

Antes de tomar qualquer atitude, pense se você pode dar nova chance à relação. Reflita sobre como a situação chegou nesse ponto e decida se é possível voltar ao entendimento dos primeiros dias. Se esse for o caso, vale colocar em prática algumas dicas.

Quando você começa a se sentir triste, pare e se pergunte o que está acontecendo dentro de si antes de culpar outra pessoa. Nem sempre o problema não está no parceiro. Você está apenas projetando nele algo que incomoda. Um pouco de reflexão é um ótimo caminho.

Procure se reconectar com seu amor. Busque passar mais tempo juntos e mantendo uma boa comunicação. Ter pelo menos 15 minutos de uma boa conversa diária sobre assuntos banais pode ser um começo. Além disso, nunca deixe passar a oportunidade de abraçar ou beijar.

No final de mais um dia longo, é tentador dormir assim que você deitar no travesseiro, mas tente ter um momento para olhar para o seu parceiro e descobrir o porquê você ainda está aí.  É incrível o quanto esse pequeno exercício pode fazer você se sentir melhor.

E aí, se identificou com os sinais de infelicidade no relacionamento? Vale parar e avaliar o que você sente. Compartilhe sua opinião com a gente.