Beleza > Cabelos

Confira 5 dicas para o cabelo crescer saudável e mais rápido

Por Redação Fortíssima 06/04/2016

As madeixas são um componente importante no visual feminino: elas moldam o rosto e valorizam a aparência. Mas nem sempre os fios ficam longos e exuberantes rápido, como desejam as fãs dos cortes compridos. A boa notícia é que toda mulher pode contar com algumas dicas para o cabelo crescer forte e em menos tempo.

Em média, barba e cabelos crescem um centímetro por mês. O que nem todos sabem que existem hábitos que podem tanto acelerar quanto diminuir esse movimento.

Se você perceber que seus fios não estão aumentando como deveriam, é bom investigar se não há nenhum problema hormonal ou de circulação sanguínea como causa. Adotar algumas práticas em casa também pode ajudar.

dicas para o cabelo crescer

Cuidados no dia a dia garantem fios longos e saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para o cabelo crescer forte e saudável

Estimular o crescimento saudável do cabelo requer dedicação. Ao contrário do que você pode pensar, não basta apenas cuidar diretamente dos fios. Também é necessário repensar hábitos alimentares e dar uma atenção especial ao couro cabeludo, que demanda seus próprios cuidados.

Veja cinco práticas que ajudam as o cabelo a crescer de maneira saudável e mais rápida:

  1. Massagear o couro cabeludo

Um truque simples, mas que faz toda a diferença. A dica é, antes ou depois do banho, fazer uma deliciosa massagem com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Esse processo favorece a circulação sanguínea no local e, consequentemente, o crescimento do cabelo. Pentear os fios na região também ajuda.

  1. Comer proteínas

A beleza vem de dentro para fora. Por isso, se você deseja fios saudáveis e brilhosos, não é suficiente apenas cuidar deles. É necessário cuidar de si mesma, mantendo hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada.

Para fortalecer as madeixas, a dica é consumir alimentos ricos em proteínas e vitaminas. Carne, peixe, leite, ovos e iogurte são fundamentais, pois seus nutrientes ajudam a formar a matriz capilar, que dá origem ao fio de cabelo.

  1. Hidratar os fios

Para manter a beleza dos cabelos longos em alta, a hidratação é uma etapa indispensável. Pelo menos uma vez na semana, aplique uma máscara adequada ao seu tipo de cabelo, para reparar os danos.

  1. Usar o condicionador corretamente

Na hora da lavagem, é preciso ter atenção com o condicionador. Lembre-se de que o produto é destinado às pontas do cabelo. Por isso, sempre aplique cerca de quatro dedos abaixo da raiz. Se colocado no couro cabeludo, o cosmético pode entupir os poros, dificultar a circulação sanguínea e a produção de óleos naturais saudáveis, prejudicando o crescimento.

  1. Evitar a lavagem diária

Não lave o cabelo todos os dias. Dê sempre um intervalo de um a dois dias entre as lavagens, para evitar o uso recorrente de produtos industrializados e permitir a produção de óleos naturais nos cabelos.

Receita para estimular o crescimento

Em casa, é possível lançar mão de vários ingredientes para embelezar os fios e garantir que cresçam fortes e saudáveis. Uma sugestão é investir nos óleos essenciais.

A receita é a seguinte: misture três gotas de óleo de lavanda, três gotas de óleo de alecrim e duas gotas de tomilho, cedro vermelho e óleo de jojoba. Aplique no comprimento das madeixas e depois lave os fios normalmente. Você certamente vai perceber a diferença no antes e depois.

Gostou das dicas para o cabelo crescer mais forte? Já colocou alguma em prática? Conte nos comentários! Também compartilhe suas experiências no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!