Clínica Geral > Saúde

Bebeu demais? Veja como curar ressaca de vodka

Por Redação Fortíssima 07/04/2016

Sentida na manhã seguinte da bebedeira, ela causa boas dores de cabeça e deixa o corpo com uma sensação de cansaço. Não é à toa que todo mundo sempre está em busca de novos truques de como curar ressaca. Vale a pena anotar algumas dicas.

como curar ressaca

Depois de beber, evite consumir cafeína. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a ressaca?

A ressaca é causada por uma combinação do subproduto tóxico do metabolismo do álcool (acetaldeído), da desidratação e da ação química do álcool sobre o organismo. Geralmente, os sintomas incluem boca seca, náuseas, fadiga, tonturas e dor de cabeça.

Para além dessas manifestações mais evidentes, você deve saber que está sofrendo os efeitos de uma overdose leve de uma droga depressora. Agora seus nervos estão reagindo à altura para combatê-la.

É possível que você tenha perdido quantidades expressivas de vitaminas e nutrientes – o que causa um choque metabólico no corpo, que luta para compensá-la. Justamente por isso que muitas vezes os sinais de ressaca incluem desorientação e nervosismo.

Pois saiba que algumas bebidas são capazes de resultar em ressacas piores que outras. Embora seja o álcool etílico que faça você ficar bêbado, os álcoois amílico, butílico, propílico e isopropílico também são encontrados na maioria das bebidas, mas em diferentes graus. A concentração desses compostos pode determinar a gravidade de uma ressaca.

vodka costuma possuir níveis mais baixos dessas substâncias quando comparada a seus congêneres, a exemplo do whisky, rum e bourbon. O motivo é o processo de filtragem envolvido.  Os problemas começam quando ela é combinada com outros ingredientes – principalmente com energético.

Segundo pesquisadores da Universidade de Deakin, misturar essas bebidas pode fazer você beber por mais tempo e alcançar níveis mais elevados de intoxicação. Quanto maior a intoxicação, maior a ressaca.

Como curar ressaca no dia seguinte

Se você exagerou na bebida, algumas dicas simples podem ajudar a melhorar os sintomas – especialmente se você abusou de destilados como a vodka. Veja algumas delas:

  • Água

O álcool elimina a água do corpo e você precisa se hidratar em intervalos regulares. Além disso, ela dilui as impurezas deixadas em seu estômago. Procure tomar pelo menos oito a 10 copos de água durante o dia e, adicionalmente alguns, copos de bebidas esportivas, para repor eletrólitos. Evite consumir cafeína.

  • Multivitamínico

Beber esgota nutrientes no organismo, incluindo a vitamina B12 e o ácido fólico, segundo um estudo da Queen’s University Belfast. Tente tomar um multivitamínico para repor os nutrientes que perdeu depois uma noite de bebedeira.

  • Ovos

Os ovos contêm taurina, substância vista como benéfica por inverter os danos no fígado causados pelo excesso de álcool, de acordo com pesquisadores da Shenyang Agricultural University.

  • Banho quente

O calor fará você suar as toxinas que estão causando a maior parte dos problemas. Você também pode se sentir um pouco tonto no início, mas depois irá melhorar.

E aí, aprendeu como curar ressaca? Conte para a gente os seus truques! Ainda com dúvidas? Aproveite e acesse o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!