Fertilidade > Gravidez e Filhos

Como fazer para engravidar: dicas para aumentar suas chances

Por Redação Fortíssima 07/04/2016

Mesmo que você tenha passado anos evitando uma gravidez, esse pensamento pode mudar. Quando isso acontece, o desejo é de que aconteça o mais rápido possível. O problema é que não são poucos os fatores que influenciam a fertilidade feminina. Seguir algumas dicas de como fazer para engravidar pode aumentar suas chances.

como fazer para engravidar

Vale a pena buscar um médico e entender se o seu corpo está pronto para a gravidez. Foto: iStock, Getty Images

O que influencia na fertilidade feminina?

A dificuldade para engravidar ou até mesmo a infertilidade podem ser causadas por um grande número de fatores: desequilíbrio hormonal, síndrome do ovário policístico, endometriose, bloqueio físico, produção hormonal inadequada, má nutrição, exposição a produtos químicos e idade, dentre muitos outros.

Do mesmo modo, também é preciso levar em consideração a infertilidade masculina, que pode ser decisiva nas chances da mulher em engravidar. Uma pesquisa publicada na Obstetrics & Gynecology sugere ainda que a frequência com que o casal faz sexo pode estar associada às chances de gravidez.

Depois de examinadas 770 mulheres, constatou-se a prática de sexo pelo menos duas vezes por semana resultou no sucesso da gravidez (dentro do período de um ano) para 82% das que tinham entre 35 e 39 anos. Na faixa dos 27 aos 34 anos o resultado foi ainda mais eficiente e chegou a 86%. 

Já a infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar após um ano de relações sexuais frequentes e desprotegidas. Várias de suas causas subjacentes podem ser tratadas – embora nem sempre funcionem.

A boa notícia é que certas mudanças na dieta e no estilo de vida podem fazer uma enorme diferença na fertilidade. Mesmo aqueles que escolhem se submeter a tratamentos de fertilidade convencionais são capazes de melhorar as suas chances.

Como fazer para engravidar mais rápido

Decidiu que é hora de ter um filho, mas não sabe como fazer para engravidar mais rápido? Confira algumas mudanças de hábito que podem influenciar na sua fertilidade:

  • Dieta sem glúten

Muitas mulheres têm sensibilidade ao glúten, o que pode afetar a fertilidade. Resultados publicados no Journal of Clinical Gastroenterology mostram que celíacos que não aderiram a uma dieta livre de glúten mostraram atrasos em menstruação, amenorreia secundária, maior incidência de aborto espontâneo e anemia.

  • Ácido fólico

As mulheres que têm uma mutação genética que não permite converter o ácido fólico em sua forma utilizável são suscetíveis à infertilidade. Esse problema é capaz de aumentar ainda as chances de aborto. Tomar o a substância como complemento pode elevar a probabilidade de uma gravidez.

  • Pare de fumar

São conhecidos os danos à saúde relacionados ao fumo, mas fumar é capaz de ocasionar também infertilidade em homens e mulheres. Os produtos químicos encontrados na fumaça do cigarro, como nicotina e monóxido de carbono, são um dos principais problemas, indica a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

  • Dieta saudável

Embora nenhum alimento seja capaz de ajudar a engravidar, ter uma alimentação balanceada e saudável pode ajudar a preparar o corpo da mulher para a gravidez, dando um estoque adequado de nutrientes essenciais. Cálcio, proteínas e ferro são alguns deles.

E você, tem outras dicas de como fazer para engravidar? Conte para a gente! Também aproveite e tire suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!