[the_ad_group id="16401"]
Sem categoria

Saiba como ter uma vida saudável e viva melhor

Por Redação Fortíssima 07/04/2016

Nada melhor que aproveitar o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, para buscar mais qualidade e bem-estar para o dia a dia. Mas você sabe como ter uma vida saudável? Além de cuidar da saúde física, é importante também manter a parte emocional sob controle.

Para garantir benefícios para o corpo e mente, é preciso adotar hábitos que tragam equilíbrio e tranquilidade. Além, é claro, de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, pois tudo é reflexo da forma como o organismo está funcionando.

Como ter uma vida saudável emocional e fisicamente

Muitos pensam que ter uma vida saudável significa apenas não possuir nenhuma doença grave, mas o conceito é mais amplo. Além de evitar problemas de saúde, adotar bons hábitos também proporciona uma forma de viver com mais tranquilidade e bem-estar, de bem com o próprio corpo e a mente.

E não basta se preocupar somente com a saúde física, a saúde emocional também é fundamental para saber como ter uma vida saudável. De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é um estado em que o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com o estresse da rotina, trabalha produtivamente e consegue contribuir com a sociedade.

Para quem se pergunta como equilibrar o emocional e o físico, a resposta é que não existe uma regra. O segredo é adotar medidas que sirvam para você e sejam capazes de oferecer equilíbrio entre emoções e atitudes.

O primeiro passo começa sempre com a alimentação, consumindo mais alimentos naturais e frescos, além de evitar produtos industrializados, gorduras, sal e açúcar em excesso. Quando quiser fazer dieta para perder ou controlar o peso, sempre recorra ao acompanhamento médico.

como ter uma vida saudável

Buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente é o caminho para uma vida saudável. Foto: iStock, Getty Images

Outro hábito essencial é a prática regular de atividades físicas, que mantém a saúde do organismo, auxiliando na perda de peso, redução de pressão arterial e prevenção de diversas doenças, além de melhorar a saúde emocional, aliviando o estresse e a ansiedade.

É importante também reservar um tempo para si mesmo, nem que seja para fazer nada. Isso mesmo, passar alguns minutos sem pensar no trabalho ou nos problemas do dia a dia, por exemplo, ajuda a equilibrar a mente e traz tranquilidade para, somente depois, resolver o que for preciso.

Desligue o celular, tente deixar a correria de lado e entre em contato com si mesmo. Hábitos como ficar com as pessoas que gosta, dormir sete ou oito horas por noite e até mesmo manter o pensamento positivo são mais algumas dicas para quem não sabe como ter uma vida saudável.

Dia Mundial da Saúde em 2016

A data, instituída pela OMS, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde, além dar dicas de como é possível mudar os hábitos no dia a dia.

Em 2016, o tema do Dia Mundial da Saúde é centrado na diabetes, que atinge cerca de 382 milhões de pessoas no mundo, segundo relatório da International Diabetes Federation. O número que vem aumentando rapidamente nos últimos anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 500 novos casos da doença são diagnosticados todos os dias no Brasil. Com a data, a OMS busca informar sobre a doença e conscientizar que grande parte dos casos podem ser prevenidos apenas com a mudança dos hábitos.

E aí, aprendeu como ter uma vida saudável? Comente! Também compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]