Beleza > Homens

Barba falhada? Descubra se cremes ajudam a driblar o problema

Por Redação Fortíssima 09/04/2016

Homens bem barbeados transmitem uma atraente imagem de estilo e autenticidade. Não é à toa que o público feminino admira personalidades como David Beckham, Brad Pitt e Chris Hemsworth: todos são peritos quando o assunto é manter um visual polido. Mas nem sempre deixar a aparência impecável é tarefa fácil, principalmente diante da barba falhada.

As falhas representam um incômodo estético comum. Para driblar o problema, contudo, há alternativas que podem ajudar. Basta manter alguns cuidados adicionais e ter uma dose extra de paciência para chegar aos resultados.

barba falhada

Manter a barba limpa e aparada ajuda a evitar falhas. Foto: iStock, Getty Images

Cremes ajudam a cultivar uma barba sem falhas?

Vitaminas e cremes estéticos são sempre bem cotados quando o objetivo é favorecer a aparência. Mas não sem dividir opiniões. Há quem perceba bons resultados a partir do uso desses produtos, disponíveis para venda em drogarias ou mercados especializados. Sua eficácia, porém, não é unanimidade no tratamento da barba falhada.

O motivo pelo qual um tratamento à base de cosméticos não traz resultados idênticos para cada pessoa é que há diversas causas que podem estar relacionadas ao problema da barba com falhas. Alguns homens, por exemplo, têm menos pelos em áreas específicas do corpo por questões hereditárias.

Há casos em que as falhas no crescimento ocorrem em decorrência de alguma patologia específica. Disfunções hormonais também se relacionam com o quadro. Ou seja, ansiedade e estresse são fatores que, eventualmente, inibem os pelos de crescerem.

Diante de tantas possíveis causas, o mais importante para obter um tratamento eficaz é consultar um dermatologista. Uma vez identificado o motivo, fica mais fácil direcionar a solução. Geralmente, o profissional recomenda o uso de medicamentos tópicos – seja via oral ou no formato de injeções, aplicadas diretamente na área afetada.

Em relação aos cremes e vitaminas, é válido consultar um especialista para verificar se eles realmente podem fazer alguma diferença no seu caso. Um dos mais utilizados com esse propósito é o Minoxidil. Trata-se de uma loção amplamente usada não só na barba, mas também em casos relacionados à calvície e queda de cabelo.

Há ainda outros ingredientes naturais que podem ter efeito positivo sobre o processo de crescimento dos pelos – embora ainda sem comprovação científica. É o caso do óleo de rícino, que é utilizado até mesmo por mulheres que desejam ter cílios maiores. Antes de aplicar qualquer produto, porém, lembre-se de consultar um especialista.

Dicas para contornar a barba falhada

No dia a dia, alguns cuidados podem fazer toda a diferença para evitar a barba falhada. Confira as orientações para contornar o incômodo:

Higienize bem o rosto

Manter o rosto limpo influencia positivamente na forma como a sua barba cresce. O motivo é simples: excesso de oleosidade pode entupir os poros, inibindo a saída dos pelos. Por isso, certifique-se de lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele.

Mantenha a barba aparada

A forma como você mantém a barba pode fazê-la parecer mais ou menos cheia. A sugestão para disfarçar as falhas é manter o comprimento mais curto nas laterais, para acentuar o volume na parte central do rosto. Isso ajuda a valorizar o visual.

Visite o barbeiro

Uma barba com falhas também pode ser resultado de um corte mal feito. Se for esse o seu caso, não hesite em contar com a ajuda de um barbeiro. Ele possui mais habilidade com a lâmina reta e poderá ajustar as lacunas, de forma que qualquer espaço vazio fique menos evidente. Além disso, pode dar dicas de cuidados que você precisa seguir em casa.

E você, já conseguiu evitar a barba falhada? Conte para a gente os seus truques! Ainda com dúvidas? Aproveite o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!